Como utilizar uma plataforma B2B corretamente

Como utilizar uma plataforma B2B corretamente

O modelo B2B tem conquistado cada vez mais adeptos no digital sua relevância e adoção entre indústrias e distribuidores, que têm observado oportunidades para expandir as vendas. A transformação digital das indústrias está mirando também o canal de venda. 

Contudo, de maneira errada, muitas empresas veem como solução a incorporação do e-commerce B2C e adaptação para ser utilizada num ambiente de negócios B2B. Infelizmente, essa falha pode repercutir em um problema muito mais complexo.

Diante disso, o modelo de negócio B2B (Business to Business) tem questões específicas e regras, logo, ele é muito mais complexo que um modelo B2C. 

Isso significa que soluções tecnológicas de venda B2B online ou Plataformas de e-commerce B2B precisam de um grau de sofisticação, flexibilidade e automatização muito maiores que uma plataforma B2C. Ainda hoje, infelizmente, esses recursos não podem ser resolvidos com um módulo ou um plugin, pois são funcionalidades que estão inseridas no core do sistema.

O maior segredo de um site de e-commerce B2B bem estruturado, que entrega resultados significativos, está em quão bem ele é capaz de reproduzir e melhorar as particularidades de negócios do mundo offline para o mundo online. Do contrário, ele não se colocará como uma verdadeira ferramenta de negócios self-service que atende as necessidades do seu cliente B2B. O objetivo é tornar a vida do comprador B2B mais fácil para que ele compre mais e consiga, assim, fazer com que a empresa possa expandir sua base de clientes para novos mercados.

No Brasil, algumas empresas já têm soluções nativas B2B prontas para atender o mercado nacional, incluindo todas as particularidades de impostos e regras fiscais, únicas no mundo. Hoje, os e-commerces de plataformas B2B nos Estados Unidos estão aumentando receitas. 

Dicas para utilizar a plataforma B2B corretamente

O conceito de B2B significa “Business to Business” ou “De Empresa para Empresa”, ele é frequentemente utilizado para se referir aos negócios firmados entre duas empresas. 

Já e-commerce é o comércio digital, que é feito por meio de sites e aplicativos pela internet. 

Agora, a plataforma, por sua vez, é o canal em que esses negócios acontecem, como os sites, aplicativos e e-commerces. Por meio dessas plataformas é possível fazer o anúncio dos seus produtos e serviços, realizar negociações e administrar a relação com os clientes já fidelizados. Conheça agora as funcionalidades da plataforma B2B para e-commerce! 

1. Configurações de Catálogo

É preciso estar atento às novas soluções que o mercado oferece para potencializar os serviços. Catálogos em papel, por exemplo, têm um custo muito alto de produção e o envio de PDFs gera uma busca difícil e rígida para o consumidor. Com isso, a solução B2B torna possível criar um catálogo digital interativo, com permissões aplicadas para que quando um cliente faça o login, ele acesse somente o que lhe é permitido visualizar.

No entanto, você deve ter a capacidade de controlar quais produtos cada consumidor pode ver e comprar, com visualizações de catálogos específicos para cada conta, assim o processo de compra é simplificado e o usuário tem uma excelente experiência de compra

Além disso, soluções B2B devem fornecer suporte flexível para os modelos de e-commerce que são considerados mais complexos. Se você tiver diversos sites, um catálogo principal para todos eles ajuda pode auxiliar com a gestão de marca, afinal, conseguirá gerir tudo a partir de um ponto de partida, ao invés de ter que duplicar os catálogos em todos os sites.

2. Ferramentas de Autoatendimento

Seus consumidores almejam ter a capacidade de fazer um pedido a qualquer momento. Pensando nos novos consumidores e em todas as mudanças que isso trás, é preciso reconhecer que eles não querem depender da hora que um representante de vendas pode atender sua ligação. Dê ao seu cliente autonomia para comprar e gerenciar suas próprias contas a partir de funcionalidades de autoatendimento como gestão de conta e pedido, acompanhamento de entrega e pedidos recorrentes. Aliás, soluções B2B robustas também irão possibilitar recompras com um clique, com base no histórico de pedidos.

3. Workflow de compra

Quando as hierarquias nas empresas são complicadas, isso pode afetar diretamente a maneira que os seus clientes compram. Por conta disso, customize workflows para atender toda estrutura organizacional dos seus consumidores e a jornada de compra. Esses processos também podem ser automatizados, reduzindo ainda mais o tempo que for preciso para finalizar o pedido.

4. Integrações 

As integrações são essenciais para as demandas modernas. Dessa maneira, os softwares de CRM, ERP, automação de marketing, entrega, pagamento e faturas, além de outros, são capazes de auxiliar no funcionamento do seu negócio. A conexão contínua não somente simplifica as operações, como também permite que as funcionalidades possam ser realizadas facilmente em uma plataforma, resultando em uma experiência aprimorada para o seu consumidor final. 

Como a plataforma B2B melhora a experiência do consumidor  

Focar na simplificação de transações, checkouts e preços não basta para modernizar experiências. É necessário pensar de forma mais ampla para abranger toda a experiência do consumidor. Por si só, uma solução de e-commerce não é construída para entregar essas experiências atrativas que englobam toda a jornada do consumidor. Por esse motivo, muitas empresas estão buscando por soluções integradas que combinam funcionalidades poderosas de experiência digital com commerce para entregar experiências de e-commerce B2B de sucesso.

Os clientes B2B estão esperando experiências inovadoras de comércio online, que estão à altura das suas interações B2C. Analise sua própria plataforma para ver se você está preparado para atender a essas expectativas. Essa plataforma é suficiente para lidar com as expectativas dos clientes modernos ou está na hora de buscar por uma solução que esteja preparada para lidar com as complexidades da compra B2B e impedir que os seus clientes comprem de terceiros que oferecem maior facilidade de fazer negócio?

Conte com a Infracommerce para te ajudar em todos os seus processos. Temos serviços personalizados para o seu negócio e teremos ainda mais resultados. Entre em contato!


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