Como uma estratégia de dados contribui para o omnichannel

Como uma estratégia de dados contribui para o omnichannel

Já não é mais novidade que a tecnologia está em constante evolução, e junto a ela, o comportamento do consumidor também está em transformação.

Como resultado, o futuro nos reserva mudanças que vão desde os hábitos de consumo da população até a forma como os clientes se relacionam com as marcas.

No momento atual, através de um simples smartphone com acesso à Internet, um consumidor é capaz de entrar em contato com uma empresa de diversas formas: SAC, e-mail, SMS, redes sociais, etc. Neste cenário, como as marcas podem garantir um atendimento eficaz e de alta qualidade para seus clientes?

A estratégia de dados pode contribuir positivamente para a mobilidade omnichannel. Afinal, se o comportamento do consumidor está em evolução, as marcas precisam correr atrás para oferecer a melhor experiência de compra possível, assim, é possível garantir sua satisfação.

Como a integração de dados contribui positivamente para o Omnichannel?

A integração de dados trata-se de um conceito capaz de definir a gestão omnichannel. A partir do foco no cliente, essa estratégia visa oferecer uma experiência mais fluida ao longo de toda a jornada do consumidor com a marca. Portanto, é fundamental integrar todos os canais de atendimento, rompendo com as barreiras entre o online e o offline.

No modelo omnichannel, em que exista a integração de dados entre os canais de atendimento, pode acontecer a seguinte situação:

- um consumidor se interessa por uma camisa social que viu em um anúncio de campanha de marketing;

- clica no anúncio para saber mais sobre o produto e é redirecionado para o site da loja, onde pode efetuar a compra;

- após receber a camisa social em casa, não foi atendido com o tamanho, que ficou muito grande. Ao entrar em contato com o SAC para saber como fazer a troca, é informado que pode solicitá-la online, ou pessoalmente, em uma loja física;

- opta por ir até a loja física, onde pode experimentar outras numerações, e assim ter certeza de que está escolhendo o tamanho certo, ficando satisfeito com sua compra.

Esta situação indica que o cliente passa por 4 canais que funcionam de maneira perfeitamente integrada e eficiente, que proporcionam uma experiência fluida e contínua. A ausência da estratégia de dados, certamente não permitiria tais acontecimentos. 

3 Benefícios Omnichannel B2B

1.Relacionamento a longo prazo

O relacionamento é estabelecido tendo como base: confiança e transparência. A chance do seu cliente fazer um upsell é muito mais alta.

2.Controle do churn

Ter um conhecimento profundo sobre o segmento das empresas é mais fácil do que do consumidor final, e é uma questão que ajuda no controle do churn. Esse modelo possibilita receita previsível e escalável com base na recorrência. Afinal, a empresa passa a possuir tickets maiores por clientes e uma estabilidade de entrada de dinheiro.

3.Vendas B2B

Aquele tempo em que as decisões ficavam apenas sob tutela do gerente ou diretor foi embora. Não concorda? Então é urgente rever se a gestão do seu negócio está funcionando ainda nos moldes antigos. Nos tempos atuais, existe uma maior flexibilidade na hora de adquirir um produto ou serviço, e todo time participa da tomada de decisão. E nada mais justo, afinal, geralmente é a equipe que vai operar ou usufruir de tal produto, muitas vezes bem mais do que o gerente ou diretor. 

Como já dissemos acima, normalmente, o mercado B2B trabalha com vendas complexas, que segue uma abordagem de vendas associada a algo mais consultivo para que o cliente em potencial compreenda o quanto o seu produto ou serviço pode sanar a dor. Outro ponto especial voltado para as vendas complexas é que elas podem levar meses para o cliente ter certeza da eficiência do seu produto até fechar negócio.

Nesse sentido, a proposta de valor do seu produto deve estar bastante clara, para que assim, todos os envolvidos compreendam o que realmente o seu produto oferece. Porém, lembre-se que o valor difere de pessoa para pessoa.

Omnichannel Marketing: entenda os benefícios

Agora que o omnichannel marketing não é mais nenhum ‘mistério’, confira as principais vantagens desta estratégia: 

- auxilia a ter uma visão geral das necessidades dos consumidores;

- permite o direcionamento de publicidade personalizada para clientes em potencial;

- possibilita o desenvolvimento de estratégias de vendas mais consistentes;

- aumenta o número de vendas;

- aumenta o nível de satisfação dos clientes, contribuindo para sua fidelização;

- melhora a imagem da marca;

- torna a empresa mais competitiva;

- aumenta a lucratividade da empresa.

O que é uma agência full service de comunicação integrada?

Com todas as transformações do mercado, novas soluções surgem para novas demandas. 

Hoje, uma única empresa pode ter diversos meios de contato com seus públicos, tais como via site, redes sociais, blogs, e-mail marketing, Whatsapp, dentre outros incluindo impressos e visuais. Para essa comunicação, torna-se necessária a produção de conteúdo e criação (design) para posts, artigos, apresentações digitais, folders, banners, embalagens, dentre outros.

Todas essas peças, independente de onde serão divulgadas, precisam ter uma comunicação alinhada entre si. E quando se conta com empresas diferentes para a criação de várias peças, as chances de a comunicação não convergir com o mesmo objetivo é alta, além dos timings para produção serem diferentes.

Uma comunicação integrada envolve planejamento, estratégias on e off, utilização dos meios de divulgação e execução em prol dos objetivos de uma organização, respeitando a identidade visual, voz e posicionamento da marca no mercado. E com uma agência multifacetada, as chances de todos esses meios produzidos conversarem entre si é mais garantida.

Desse modo, uma agência full service pode garantir a comunicação integrada de uma empresa, incluindo meios on e off! Como resultado, é possível mencionar inúmeros benefícios ao contratante, tais como:

- Mais tranquilidade de investimento para o cliente;

- Contrato unificado, oferecendo o mínimo de burocracias;

- Economia por centralizar mais trabalhos com uma única agência;

- Possibilidade de contar com um Customer Success para guiar estratégias integradas de comunicação;

- Fortalecimento de marca e consolidação do posicionamento por meio da construção de uma imagem clara e consistente na mente dos públicos de interesse da empresa;

- Promove a integração entre equipes de uma única empresa, otimizando os propósitos das estratégias de comunicação;

- Garante também a integração entre os canais de comunicação, o chamado Marketing Omnichannel, integrando on e off; Exemplo: o cliente ouviu um anúncio na rádio e pode acessar o site para ter acesso a uma promoção, por exemplo.

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