Como otimizar a gestão de frete no seu e-commerce

Como otimizar a gestão de frete no seu e-commerce

Mesmo que você não tenha muitas vendas, é importante desenvolver sua gestão de frete com uma atitude decidida. Imagine um vendedor usando um meio de transporte diferente para cada produto vendido. Nesse caso, é difícil estabelecer padrões de eficiência, principalmente em termos de facilitação de processos. Afinal, quais procedimentos consideramos melhorar?

Se o transporte é o elemento básico do comércio eletrônico, ele não deve ser implementado arbitrariamente com a chegada da demanda. Isso torna o planejamento e o controle de sua estratégia de entrega essenciais.

Neste artigo, mostraremos como gerenciar facilmente as remessas combinando as seleções anteriores com as operações usadas diariamente na loja virtual.

Tenha uma gestão de frete própria

Existem muitas opções para enviar seu pedido, incluindo entrega direta via serviço postal ou transportadora privada. Você também pode assinar um contrato com uma estatal ou empresa de logística. Também é possível usar a plataforma de cotação e geração de frete.

Independentemente da opção que você escolher, o ideal é não deixar que a decisão dependa da sorte. Determine o método que melhor atende às necessidades da sua loja online. Isso facilitará suas entregas agora e deixará seu negócio mais bem preparado para o futuro.

Entenda como funciona o cálculo do frete

Para facilitar o gerenciamento da entrega, o primeiro passo é entender como funcionam os cálculos da gestão de frete. Para fazer isso, você precisa entender o que envolve a logística de transporte.

Os principais elementos da atividade guiada são os dados de origem, destino e tamanho do pacote (peso, altura, largura e comprimento). O prazo selecionado também desempenha um papel central.

Mas a lógica de cálculo é mais complicada, incluindo outras variáveis ​​usadas pela transportadora ao construir a programação de frete. Cúbico (peso cubado ou peso cúbico) é um dos vários fatores considerados no preço do serviço.

Para entender melhor os métodos de entrega no e-commerce, qualquer vendedor deve saber o que balancear. Isso porque esse conhecimento auxilia na seleção de operações para facilitar o envio de pedidos.

Utilize a tecnologia para otimizar sua logística

Outro aspecto importante para facilitar a gestão de frete é aproveitar as vantagens proporcionadas pela tecnologia. Uma das opções para esse nicho é o sistema de gestão. Eles ajudam a controlar várias etapas do transporte de pacotes.

Varejistas de qualquer tamanho podem acessar essas plataformas para ajudar os empreendedores online a acessar várias ferramentas de otimização. Cotações de envio, geração de etiquetas e acompanhamento da movimentação das embalagens até os destinatários fazem parte dos principais recursos disponíveis.

No Brasil, podemos encontrar uma variedade de soluções logísticas que podem facilitar seu embarque hoje, mesmo quando as vendas aumentam. Sem falar que o suporte técnico trouxe benefícios tanto para o varejo quanto para o consumidor final.

Quais as vantagens de usar a tecnologia na gestão de frete

- Agilidade para a realização das etapas de envio de encomendas;

- Automatização de processos;

- Redução do tempo para a realização de ações rotineiras;

- Maior facilidade para acessar ferramentas de otimização logística como cotações de fretes, rastreamento e geração de etiquetas de envio, por exemplo.

Esteja sempre um passo à frente

Assim como as lojas físicas, o e-commerce também opera em uma base sazonal. Portanto, os vendedores não devem se concentrar apenas na oportunidade de ganhar mais receita em aniversários.

Também preste atenção ao se preparar para o aumento no volume de pedidos. Nesse ponto, percebemos que facilitar a gestão de frete é mais do que apenas processos automatizados. Portanto, o sucesso das táticas também depende da avaliação contínua do gerenciamento de remessas.

A dica é sempre marcar a opção de que você deve encaminhar a mercadoria ao destinatário. Antes de cada período de aquecimento, pergunte-se se suas escolhas realmente satisfazem o aumento de pedidos.

Diversifique as alternativas de entregas

Como já mencionamos, sua escolha afetará a dificuldade de seu gerenciamento de frete. Por uma questão de clareza, vamos mencionar os transtornos causados ​​por greves ou interrupções no transporte.

Quando os serviços rodoviários são suspensos, os proprietários de lojas que usam fornecedores ou um único modelo (como terrenos) têm maior probabilidade de atrasar a entrega. Esta é a situação dos caminhoneiros em greve. Situações semelhantes também podem ocorrer durante desligamentos, como ocorre nos Correios.

Ambas as situações representam os riscos suportados pelos vendedores que usam apenas um método de envio. Por outro lado, ao expandir suas opções de transporte, você abre uma gama mais ampla de possibilidades.

Evitar ser mantido como refém por um único agente de logística ajuda na sua estratégia geral. Confira a seguir:

Vantagem do uso de múltiplas transportadoras

- Assertividade para encontrar alternativas de envio durante greves ou paralisações;

- Acesso a opções variadas de entrega a qualquer momento;

- Elevação da sua competitividade ao contar com condições e valores diferenciados.

Tenha uma política de trocas e logística reversa

No e-commerce, o consumidor tem o direito de cancelar a compra em até sete dias após a entrega do produto. Nesse contexto, não podemos mais enfatizar a importância das políticas de devolução e troca de embalagens.

É aí que entra a logística reversa, ou seja, a postagem de retorno do rolo do endereço do cliente para o código postal do estabelecimento. Sua gestão de frete precisa definir a logística reversa e estar pronta para implementá-la!

Além de facilitar o processo de reposição ou devolução, investir nessa estratégia ajudará você a economizar tempo. E, devido à falta de organização, você pode minimizar custos mais altos.

Outro ganho é mostrar uma forma de propor soluções de forma proativa. Lembre-se de que profissionalismo é a qualidade de qualquer setor.

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