Como funciona segurança digital no Brasil

Como funciona segurança digital no Brasil

Houve um tempo em que o cuidado com a segurança digital era uma receita de bolo: siga estes passos, instale isto e aquilo, evite fazer tal coisa e você estará bem. Embora as dicas clássicas continuem válidas, há algum tempo elas deixaram de ser suficientes para alguém acessar a internet sem correr riscos. O problema cresceu tanto que, hoje, a sua proteção online não depende mais apenas de você. Virou uma guerra, que envolve o crime organizado, as grandes empresas e os governos. E você, na linha de fogo e sem ter muito o que fazer além de contemplar um cenário cada vez mais caótico.

A história que Fábio Assolini, pesquisador de segurança sênior da Kaspersky, me contou é um ótimo exemplo de como somos impotentes diante das ameaças digitais modernas.

Em 2018, ele estava na Rússia a trabalho usando seu celular normalmente. Seu plano corporativo contempla roaming internacional, ou seja, com o chip da operadora brasileira, o celular dele se conecta às redes das operadoras russas para que ele usufrua dos serviços de telefonia e internet com o seu número original.

No segundo dia da viagem, logo ao acordar, Assolini notou que seu celular estava sem sinal. Reiniciou o aparelho, procurou pontos mais altos para melhorar a recepção, mas nada adiantou. Ele tinha sido vítima de um ataque de SIM Swap, quando criminosos transferem o número do celular da vítima para outro chip a fim de aplicar golpes de engenharia social se passando por ela no WhatsApp ou acessar serviços de pagamento e redes sociais via sistemas de recuperação de senhas por SMS.

Assolini não teve nenhum prejuízo porque agiu rápido. Por VoIP, aproveitando o Wi-Fi do hotel onde estava hospedado, entrou em contato com o atendimento da sua operadora no Brasil e reverteu a troca do chip perpetrada pelo criminoso. “Surpreendeu-me a naturalidade com que o atendente recebeu a solicitação”, relembra, sugerindo que lidar com ataques desse tipo virou rotina nas centrais de atendimento das operadoras brasileiras. “O atendente disse que a minha linha fora reportada como perdida ou roubada. Ele falou com uma calma…”

O fato de um profissional de segurança digital respeitado, competente e com muitos anos de experiência na área ter sido vítima de um ataque dá a dimensão de como esta guerra é inglória para o indivíduo.

Do que se trata a segurança digital?

Uma abordagem de segurança digital bem-sucedida tem diversas camadas de proteção espalhadas entre computadores, redes, programas ou dados que devem ser protegidos. Em uma empresa, as pessoas, os processos e a tecnologia devem se complementar para criar uma defesa eficiente contra ataques virtuais. Um sistema de gerenciamento unificado de ameaças pode automatizar as integrações em determinados produtos da solução de segurança da Cisco e otimizar as principais funções de operações de segurança: detecção, investigação e correção.

Pessoas

Os usuários devem compreender e estar em conformidade com os princípios básicos de segurança de dados, como selecionar senhas fortes, ser cauteloso com anexos de e-mail e fazer o backup de dados

Processos

As empresas devem ter uma estrutura para lidar com ataques virtuais bem ou mal-sucedidos. Uma estrutura conceitual pode orientá-lo. Ela explica como você pode identificar ataques, proteger sistemas, detectar e responder a ameaças, além de se recuperar de ataques bem-sucedidos. 

Tecnologia

A tecnologia é essencial para fornecer às empresas a aos indivíduos as ferramentas de segurança necessárias para que se protejam de ataques virtuais. Há três entidades principais que devem ser protegidas: os dispositivos de endpoint (como computadores, dispositivos smart e roteadores), as redes e a nuvem. Geralmente, a tecnologia usada para protegê-las inclui firewalls de última geração, filtragem DNS, proteção contra malware, software antivírus e soluções de segurança de e-mail.

Por que fortalecer a segurança digital da sua empresa?

Para termos uma ideia, de acordo com levantamento realizado pela Global Market Insights, em 2017 os ataques cibernéticos em dispositivos móveis aumentaram em mais de 40%. 

Ou seja, uma média de mais de 1,2 milhão de ataques por mês. Com esses dados alarmantes em vista, o varejista precisa ficar atento à importância de munir seu site com ferramentas eficientes de segurança digital. Além disso, ele deve estar mais preparado para se defender, caso vire alvo de hackers.

Quando temos uma locação física para desenvolver uma atividade comercial, é natural prestarmos atenção na segurança física. No entanto, também é relevante dar atenção e se planejar para aplicar segurança e proteção também à presença online. De fato, voltar o foco de forma constante a esse aspecto ajuda a garantir que o seu site esteja protegido dos mais recentes ataques e outras males que está sujeito.

Quando uma marca varejista concentra esforços nessa parte da sua presença digital, ganha crédito e confiança perante seus clientes.

Escolha plataformas seguras para te ajudar no processo. Entre em contato com a Infracommerce e conheça as soluções.


Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.