Como funciona plataforma de e-commerce B2B

Como funciona plataforma de e-commerce B2B

Você pode imaginar que mais de 40% das vendas de uma empresa para outra são feitas online? Uma das principais ferramentas que torna isso possível é o e-commerce B2B. No entanto, se você ainda não sabe o que é ou como funciona, não se preocupe. Explicaremos em detalhes abaixo. Acompanhe!

O que é e-commerce B2B

A palavra vem do inglês, e-commerce corresponde a loja virtual e B2B é a abreviatura de Business to Business, ou seja, "de empresa para empresa".

Portanto, quando falamos em transações comerciais entre empresas por meio de lojas virtuais, chamamos isso de e-commerce B2B. Ou seja, por meio dessa plataforma, indústrias, distribuidores e representantes comerciais podem vender e associar toda a sua carteira de clientes de forma virtual.

Milhares de equipes de negócios já estão utilizando esse canal de vendas online, desde empresas como Unilever, Ambev, Grupo Martins, Mercedes-Benz, Bic etc. até pequenos distribuidores e representantes comerciais. Essas empresas conduzem negócios em diferentes áreas, como peças de automóveis, produtos domésticos, cosméticos, alimentos, eletrônicos, brinquedos e pet shops.

5 características de uma boa plataforma de e-commerce B2B

Agora, é importante entender os recursos que a plataforma de e-commerce B2B precisa fornecer aos clientes. Confira!

Suporte dedicado

Quando falamos sobre pedidos de alto valor, os fornecedores de plataformas precisam garantir um suporte eficaz para resolver problemas técnicos imediatamente.

Caso contrário, a relação entre a empresa e o cliente será prejudicada, o que afetará a credibilidade e a satisfação do cliente de forma abrangente.

Automação de tarefas

Quanto maior o grau de automação dos procedimentos de rotina, menores são os custos da empresa, pois os pedidos serão entregues de forma rápida e desimpedida. Além disso, o fluxo de trabalho fica mais simples, o que melhora a competitividade do seu negócio.

Compreenda o nível de automação fornecido pela plataforma de e-commerce B2B. Definitivamente, vai melhorar a sua experiência de usuário de e-commerce.

Integração de ferramentas

Ferramentas integradas podem facilitar os processos de vendas e pagamento e reduzir as barreiras enfrentadas pelos clientes. A integração bem-sucedida com o software de gerenciamento usado em sua loja otimiza os processos de vendas, relatórios e faturamento.

Multi catálogo

Da mesma forma que acontece com preços e condições de pagamento, o catálogo exibido para um cliente é diferente do catálogo exibido para outros clientes. Isso varia de acordo com a região e os dados pessoais de cada indivíduo.

Portanto, múltiplos catálogos são a ferramenta básica da plataforma B2B para permitir que os clientes vejam diferentes produtos, pois é comum que a linha de produtos de uma empresa seja vendida exclusivamente em determinados canais ou determinados clientes.

Além disso, os vendedores e representantes de vendas também devem integrar plataformas. Isso porque eles precisam chegar até os clientes que atendem, fazer pedidos, acompanhar o processo e calcular suas comissões.

Opções de cadastros

Uma boa plataforma também precisa fornecer aos representantes e vendedores opções de registro para centros de distribuição, fornecedores, grupos e políticas comerciais.

Checkout

O processo de checkout é considerado uma das áreas mais complexas do e-commerce.

Criar uma conta e fazer compras no e-commerce B2B nem sempre é uma tarefa fácil. Isso ocorre porque existe um modelo de aprovação de pré-crédito que torna esse processo difícil.

Conforme mencionado anteriormente, existem alguns detalhes, como o procedimento de pagamento, onde o vendedor envia o produto antes do pagamento. Portanto, deve haver uma plataforma completamente flexível que possa ser adaptada às necessidades de empresas e clientes.

Atendimento personalizado

O relacionamento com o público é uma estratégia importante para conquistar e manter a confiança dos consumidores B2B.

Na maioria dos casos, quando estes visualizadores chegam à loja virtual, eles sabem muito bem o que querem encontrar lá - incluindo o produto em si e as opções de entrega.

Portanto, os serviços precisam ser personalizados e prestados em diferentes canais. Isso ajuda a capitalizar as vendas e permite que os clientes se tornem fiéis à marca devido a uma experiência de compra positiva.

Mas afinal, como funciona o E-commerce B2B?

A plataforma online está disponível 24 horas por dia, e os clientes podem fazer pedidos a qualquer momento, mesmo em casa ou após sair do trabalho.

Por ser voltado para empresas, esse modelo controla o acesso ao e-commerce B2B, permitindo que políticas de negócios sejam definidas com base nos perfis dos clientes. Os compradores podem acessar a plataforma online, seus produtos e preços e fazer cotações através do login e senha compartilhados pelo vendedor e por ele.

Desta forma, o comprador verá a sua tabela de preços específica e enviará a encomenda ao vendedor responsável. Sendo assim, o vendedor tem a oportunidade de ligar para negociar questões de pagamento, fornecer mais produtos ou alterar pedidos.

Quer entender como os clientes da Infracommerce têm aumentado suas vendas com o e-commerce B2B? Fale com um dos nossos especialistas.


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