Você pode imaginar que mais de 40% das vendas de uma empresa para outra são feitas online? Uma das principais ferramentas que torna isso possível é o e-commerce B2B. No entanto, se você ainda não sabe o que é ou como funciona, não se preocupe. Explicaremos em detalhes abaixo. Acompanhe!
A palavra vem do inglês, e-commerce corresponde a loja virtual e B2B é a abreviatura de Business to Business, ou seja, "de empresa para empresa".
Portanto, quando falamos em transações comerciais entre empresas por meio de lojas virtuais, chamamos isso de e-commerce B2B. Ou seja, por meio dessa plataforma, indústrias, distribuidores e representantes comerciais podem vender e associar toda a sua carteira de clientes de forma virtual.
Milhares de equipes de negócios já estão utilizando esse canal de vendas online, desde empresas como Unilever, Ambev, Grupo Martins, Mercedes-Benz, Bic etc. até pequenos distribuidores e representantes comerciais. Essas empresas conduzem negócios em diferentes áreas, como peças de automóveis, produtos domésticos, cosméticos, alimentos, eletrônicos, brinquedos e pet shops.
Agora, é importante entender os recursos que a plataforma de e-commerce B2B precisa fornecer aos clientes. Confira!
Quando falamos sobre pedidos de alto valor, os fornecedores de plataformas precisam garantir um suporte eficaz para resolver problemas técnicos imediatamente.
Caso contrário, a relação entre a empresa e o cliente será prejudicada, o que afetará a credibilidade e a satisfação do cliente de forma abrangente.
Quanto maior o grau de automação dos procedimentos de rotina, menores são os custos da empresa, pois os pedidos serão entregues de forma rápida e desimpedida. Além disso, o fluxo de trabalho fica mais simples, o que melhora a competitividade do seu negócio.
Compreenda o nível de automação fornecido pela plataforma de e-commerce B2B. Definitivamente, vai melhorar a sua experiência de usuário de e-commerce.
Ferramentas integradas podem facilitar os processos de vendas e pagamento e reduzir as barreiras enfrentadas pelos clientes. A integração bem-sucedida com o software de gerenciamento usado em sua loja otimiza os processos de vendas, relatórios e faturamento.
Da mesma forma que acontece com preços e condições de pagamento, o catálogo exibido para um cliente é diferente do catálogo exibido para outros clientes. Isso varia de acordo com a região e os dados pessoais de cada indivíduo.
Portanto, múltiplos catálogos são a ferramenta básica da plataforma B2B para permitir que os clientes vejam diferentes produtos, pois é comum que a linha de produtos de uma empresa seja vendida exclusivamente em determinados canais ou determinados clientes.
Além disso, os vendedores e representantes de vendas também devem integrar plataformas. Isso porque eles precisam chegar até os clientes que atendem, fazer pedidos, acompanhar o processo e calcular suas comissões.
Uma boa plataforma também precisa fornecer aos representantes e vendedores opções de registro para centros de distribuição, fornecedores, grupos e políticas comerciais.
O processo de checkout é considerado uma das áreas mais complexas do e-commerce.
Criar uma conta e fazer compras no e-commerce B2B nem sempre é uma tarefa fácil. Isso ocorre porque existe um modelo de aprovação de pré-crédito que torna esse processo difícil.
Conforme mencionado anteriormente, existem alguns detalhes, como o procedimento de pagamento, onde o vendedor envia o produto antes do pagamento. Portanto, deve haver uma plataforma completamente flexível que possa ser adaptada às necessidades de empresas e clientes.
O relacionamento com o público é uma estratégia importante para conquistar e manter a confiança dos consumidores B2B.
Na maioria dos casos, quando estes visualizadores chegam à loja virtual, eles sabem muito bem o que querem encontrar lá - incluindo o produto em si e as opções de entrega.
Portanto, os serviços precisam ser personalizados e prestados em diferentes canais. Isso ajuda a capitalizar as vendas e permite que os clientes se tornem fiéis à marca devido a uma experiência de compra positiva.
A plataforma online está disponível 24 horas por dia, e os clientes podem fazer pedidos a qualquer momento, mesmo em casa ou após sair do trabalho.
Por ser voltado para empresas, esse modelo controla o acesso ao e-commerce B2B, permitindo que políticas de negócios sejam definidas com base nos perfis dos clientes. Os compradores podem acessar a plataforma online, seus produtos e preços e fazer cotações através do login e senha compartilhados pelo vendedor e por ele.
Desta forma, o comprador verá a sua tabela de preços específica e enviará a encomenda ao vendedor responsável. Sendo assim, o vendedor tem a oportunidade de ligar para negociar questões de pagamento, fornecer mais produtos ou alterar pedidos.
Quer entender como os clientes da Infracommerce têm aumentado suas vendas com o e-commerce B2B? Fale com um dos nossos especialistas.
Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!
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