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Como funciona o digital media marketing

Como funciona o digital media marketing

O conceito de digital media marketing parece muito claro, mas ao mesmo tempo é muito subjetivo. Como entender uma gama tão ampla de tópicos?

Minha empresa de internet tem alguma atuação em digital media marketing? Qual é a melhor estratégia? Como aproveitar o maior potencial dessas ações?

Não há dúvida de que muitas pessoas já conhecem a utilidade e o crescimento do marketing digital nos próximos anos. Isso é você? Você quer estar pronto para aprender tudo sobre este tópico agora?

Se sua resposta for "sim", criamos esse conteúdo completo para que você saiba exatamente o que é marketing digital, seus principais benefícios, como fazer e como sua empresa pode se adaptar e utilizar.

História do Marketing Online

Chegou a hora da saudade! Na década de 1990, a Internet experimentou uma onda de crescimento e muitas das principais empresas do mundo emergiram dela (e muitas desapareceram).

Chamamos esse período de Web 1.0 - quando o primeiro mecanismo de pesquisa, as primeiras vendas online e o primeiro software de comunicação se tornaram acessíveis.

Foi nessa época que surgiram o Google (em sua forma mais primitiva) e vários outros mecanismos de busca, como o ICQ. Foi durante esse período - o nascimento da Internet como a conhecemos - que a palavra marketing digital começou a ser usada.

Naquela época, a Internet era apenas para as pessoas e empresas mais entusiastas, o que é compreensível. Afinal, existem poucos consumidores lá. Mas a rede estava ganhando força e a tecnologia está se tornando cada vez mais complexa, e não percebemos.

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi lançado, cerca de 130 sites estavam funcionando na Internet. No final dos anos 2000, quando o marketing digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já havia 17 milhões. Vale destacar que Google, PayPal, Amazon e outras empresas já existiam nesse período!

Conceitos-chave de digital media marketing

Assim como todo curso tem suas particularidades, o marketing digital é um mundo com terminologia própria. Antes de iniciar este artigo, vamos explicar cada um desses conceitos-chave.

Persona

Ao contrário das estratégias tradicionais, o marketing digital usa o conceito de papéis, que são perfis semi-ficcionais baseados em seus consumidores reais e representam seus compradores ideais. Como resultado, você pode criar ações mais direcionadas e direcionar as pessoas certas, economizando tempo e dinheiro.

Lead

Os clientes potenciais são oportunidades de negócios. São os contatos que deixam mensagens importantes por meio de estratégias de inbound marketing para que você possa identificar potenciais compradores e treiná-los com informações relevantes até que estejam prontos para comprar.

Funil de Vendas

O funil de vendas, também conhecido como jornada do consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa no processo de compra, desde a compreensão do problema, considerando a compra até a tomada de decisão.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável por gerir de forma eficaz a relação da empresa com os seus clientes potenciais e existentes.

Dentre as diversas funções que tais ferramentas possuem, destacam-se: cadastro do cliente, cadastro de seus dados, preferências e último contato com sua empresa e controle de acompanhamento.

Landing Page

A landing page é a página de captura de chumbo, que é 100% focada na conversão.

A ideia é que nestas páginas, forneça conteúdos ou materiais valiosos, em troca, os visitantes mais interessados ​​deixem os seus dados de contacto, tornando-se assim potenciais clientes.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca. Essas ações ajudam a melhorar o potencial de classificação de páginas e conteúdo e ajudam a atender aos principais pré-requisitos exigidos pela plataforma de pesquisa.

CMS

CMS significa Content Management System, que nada mais é do que uma ferramenta que pode produzir, editar e publicar conteúdo em um ambiente de rede sem o conhecimento de tecnologia de programação.

Portanto, por meio do CMS, sites, blogs e outros portais podem ser criados de forma simplificada.

CTA

Os Calls to Action ou CTAs são botões ou chamadas que instruem os usuários sobre as ações que devem realizar ao visitar uma página, para que possam continuar a fluir por meio de seu canal de vendas e chegar no momento da compra para estarem prontos para o consumo.

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de marketing onde as ações do usuário são acionadores do fluxo de mensagens, geralmente via e-mail, com o objetivo de auxiliar os visitantes na passagem pelo canal de vendas.

Benefícios do digital media marketing

Por que o marketing na Internet deve ser a prioridade da empresa e quais são os principais benefícios que as estratégias online podem oferecer? Neste tópico, iremos apresentar o tópico.

Você deve ter notado o quanto a Digital mudou seus métodos de marketing e se tornou melhor para a empresa e para os consumidores.

Além de estreitar o relacionamento entre o público e a marca, existem algumas vantagens que podem salvar ambas as partes.

Interatividade

Em comparação com os canais tradicionais, especialmente os canais off-line, um dos principais motivos para a crescente adoção do digital media marketing é a interação com o público. O foco não está mais no produto, mas na experiência do usuário durante o processo de compra.

As empresas realizam atividades, publicações e ações, por outro lado, os consumidores podem interagir, expressar opiniões e se referir a outras pessoas com apenas alguns cliques, aumentando assim a interação com a marca e a demanda do público. Portanto, é cada vez mais necessário aprimorar a maneira como você fala com seu público.

Análise e mensuração

Imagine o mundo na década de 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava decolando. Durante esse período, quase não há como medir a eficácia das campanhas e anúncios publicitários.

Pode-se dizer que até o advento da Internet, muito dinheiro era gasto em operações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se seus clientes foram persuadidos por seu comportamento de marketing ao comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se sua estratégia é eficaz.

No campo do marketing online, adquirir e analisar dados é a etapa básica de uma estratégia de melhoria contínua.

Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ser confirmado. Analisar métricas como retorno sobre o investimento (ROI) e custo de aquisição do cliente (CAC) em tempo real.

Dessa forma, as empresas podem identificar rapidamente os defeitos e colocar as melhorias em prática. Isso era inimaginável há não muito tempo.

Mais oportunidades para as empresas

Além disso, encurtar literalmente a distância entre a empresa e o cliente também ajuda muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem realizar excelentes atividades promocionais para atrair consumidores de cidades, de todo o país e de todo o mundo.

Dessa forma, o consumidor ganha. Eles têm mais oportunidades de conhecer as empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para empresas que conseguem estabelecer um bom posicionamento online e aumentar as oportunidades de vendas por meio de diferentes canais!

Direcionamento

Muitas pessoas podem pensar "Uau, vou ser capaz de falar com tantas pessoas quanto possível", sim, isso é ótimo!

Mas a grande vantagem do marketing online é que as empresas agora podem agir para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, quem realmente tem o perfil ideal pode consumir da sua empresa.

Esse é um grande benefício, porque além de economizar você pode entender melhor seu público, tornando-se cada vez mais profissional. 

Este é o segredo do verdadeiro valor do digital media marketing, qualquer pessoa pode colocá-lo em prática! 

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como esse.


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