Infracommerce

B3
svg2

Como fazer uma boa gestão de pipeline

Como fazer uma boa gestão de pipeline

Você sabia que a gestão de pipelines de vendas podem ser usados ​​para rastrear leads de forma eficaz? Leia o conteúdo completo que preparamos e saiba mais!

Você pode usá-lo para atingir metas mais rapidamente, focar em leads de alto valor e aumentar a produtividade dos membros da equipe. Um pipeline de vendas personalizado e bem otimizado que se alinha aos seus processos de negócios pode ser uma ótima ferramenta no arsenal de sua equipe de vendas.

No entanto, a mera existência de um pipeline de vendas não pode garantir vendas.

Você precisa manter esse pipeline e resolver quaisquer obstáculos para manter os leads se movendo por ele com eficiência.

Dominar o gerenciamento de pipeline de vendas é uma prioridade para todas as equipes de vendas de alto desempenho. Quer saber como fazer uma boa gestão de pipeline? Continue lendo este conteúdo!

O que é Gestão de Pipeline de Vendas? Conheça boas práticas de gerenciamento!

Por mais crucial que seja para as equipes de vendas ter um pipeline padronizado, sua gestão eficaz também é.

Mas o que essa gestão implica e que significado ela carrega?

Uma resposta bastante direta a esta pergunta é eficiência e longevidade.

Apenas construir um pipeline de vendas não traria lucros suficientes para sua empresa. Você precisa se esforçar continuamente para melhorar o pipeline de vendas e utilizá-lo para obter resultados notáveis ​​a longo prazo.

gerenciamento de pipeline de vendas refere-se a um conjunto de práticas usadas para gerenciar todas as oportunidades disponíveis em seu pipeline de vendas para mantê-lo saudável e funcional.

Gerenciar o pipeline de vendas pode ajudar sua equipe a identificar etapas que exigem mais atenção. Ele fornece uma estimativa de quão perto sua equipe está de atingir as metas de vendas.

Confira as melhores práticas para fazer uma boa gestão de pipeline:

1. Preste atenção aos estágios do pipeline

Para ficar de olho no seu pipeline, você precisa dividi-lo em etapas que correspondam ao seu ciclo de vendas.

No entanto, não há um plano fixo para o que deve consistir seu pipeline de vendas. As etapas de um pipeline de vendas só devem ser determinadas após uma análise cuidadosa e consulta de sua equipe de vendas. Você pode personalizar seu pipeline para refletir seu processo de vendas incluindo oportunidades, campos ou estágios personalizados.

2. Realize limpezas regulares

Quando se trata de um pipeline de vendas, não significa melhor.

Apenas ter mais leads em seu pipeline não pode garantir mais vendas. Você precisa prestar atenção em quão qualificados são esses leads para fazer a compra. Isso pode ajudá-lo a dedicar seu tempo e recursos a leads que agregam mais valor.

As limpezas regulares do seu pipeline de vendas para eliminar leads mortos e priorizar clientes em potencial de alto valor podem ajudá-lo a obter mais eficiência.

3. Avalie as Métricas Relevantes

O rastreamento de números relacionados ao seu pipeline de vendas pode parecer uma tarefa assustadora, mas é uma tarefa de imensa importância.

Para obter uma visão abrangente do seu pipeline e seu desempenho, você precisa definir e acompanhar as métricas relevantes. Isso também pode ser benéfico para uma previsão mais precisa.

Algumas das métricas que você pode monitorar para seu pipeline de vendas incluem:

  • Tamanho médio da transação
  • Número de oportunidades
  • Taxa de conversão
  • Duração do ciclo de vendas
  • Velocidade do pipeline
  • Taxa de conversão para cada estágio
  • Tempo gasto vendendo

Medir essas métricas pode ajudá-lo a acompanhar seu desempenho e encontrar maneiras de melhorar o crescimento do pipeline de vendas. Você pode identificar estágios que ocupam mais tempo ou leads com um ciclo de vendas mais longo do que a média para tomar melhores decisões no futuro.

Uma ferramenta de vendas pode ajudá-lo a rastrear quaisquer métricas de sua escolha e obter informações valiosas com relatórios de pipeline de vendas.

4. Alinhar Vendas e Marketing para gestão de pipeline

A colaboração e sincronização entre sua equipe de vendas e marketing pode abrir caminho para o crescimento do seu negócio.

Ambas as equipes precisam trabalhar de perto e definir o que se qualifica como uma boa liderança. Isso pode ajudar sua empresa a ter acesso a leads qualificados e não perder tempo ou atenção em leads que têm chances mínimas de conversão.

O alinhamento e a comunicação eficiente entre vendas e marketing podem ajudá-lo a nutrir leads de vendas com facilidade e gerar mais receita para sua empresa.

5. Faça revisões

Uma das estratégias de pipeline mais eficazes é a manutenção regular. Seu pipeline de vendas precisa ser revisado e modificado rotineiramente. Essas revisões podem ajudá-lo a identificar se seu pipeline de vendas está alinhado com seus objetivos de negócios. Isso também pode ajudá-lo a obter mais responsabilidade para os membros da equipe.

Com uma revisão de pipeline, você pode identificar possíveis obstáculos em seu fluxo e resolvê-los para manter seu pipeline saudável. Também oferece a oportunidade de garantir que os dados sejam atualizados e precisos. Você pode se livrar de leads paralisados ​​durante essas revisões.

6. Incluir Conteúdo Relevante

Nos dias de hoje, chamadas e e-mails não são suficientes por conta própria. Você também precisa oferecer informações adicionais sobre o seu negócio para aumentar suas vendas.

Essas informações devem ser personalizadas de acordo com a etapa da jornada do comprador e preferências pessoais. Esse conteúdo complementar pode ajudar a orientar os leads em direção às conversões, respondendo às suas perguntas e fornecendo informações detalhadas sobre o produto ou serviço.

7. Mantenha os dados atualizados

Para um desempenho perfeito do seu pipeline de vendas, você deve garantir a precisão e a credibilidade dos dados que estão sendo inseridos nele. Informações atualizadas podem impedir que suas operações de vendas fiquem descontroladas. Todos em sua equipe precisam se manter atualizados com quaisquer alterações no pipeline para evitar discrepâncias.

Como seu pi3 atualizações disponíveispeline de vendas está em constante mudança, pode ser útil manter notas para leads individuais para manter as informações atualizadas e confiáveis.

8. Identifique os gargalos

Identificar e eliminar possíveis bloqueios em seu pipeline é necessário para melhorar seu desempenho. Use os dados coletados da análise do pipeline de vendas para descobrir quais etapas precisam ser melhor otimizadas.

Para manter os leads se movendo pelo pipeline sem problemas, você precisa garantir que não haja obstáculos. Descubra as etapas em que você perde mais negócios e tome as medidas necessárias para resolver esse problema.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais conteúdos como este. Conheça também as soluções da Infracommerce para ter sucesso em vendas!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Descubra quais são os desafios na gestão omnichannel

Leia este artigo para entender melhor a gestão omnichannel, os desafios que ela apresenta aos departamentos…

Entenda o impacto do one stop shop no mercado B2B

Quer saber do que estamos falando quando nos referimos a one stop shop no mercado B2B e…

Você conhece todos os canais de vendas?

Com tantos canais de vendas à sua escolha, como escolher o canal mais adequado para o seu…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.