De acordo com dados do IBGE, no Brasil, há mais de 7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, e com problemas auditivos mais de 8 milhões.
Apesar dos dados alarmantes, um pouco menos de 8% dos e-commerces no Brasil são adaptados à inclusão de deficientes visuais, auditivos, entre outros grupos que precisam de acessibilidade.
Infelizmente, ainda existem poucos sites e aplicativos com navegação otimizada para quem tanto precisa de acessibilidade.
Quando você pensa em criar um e-commerce com acessibilidade não está focando apenas nas vendas, mas é um ponto de atenção para um tema bastante negligenciado: a inclusão. Por conta disso, criar uma página mais acessível é um diferencial que pode destacar seu negócio frente à concorrência, tanto no que se refere a oportunidades de negócios quanto em empatia.
Num passado não tão longínquo, pessoas com deficiência eram associadas à invalidez. Felizmente, isso ficou no passado. Hoje, graças às estratégias de inclusão, cada vez mais essa população conquista posições no meio acadêmico e no mercado de trabalho.
Junto a isso, cresce também, seu potencial de consumo, seja adquirindo soluções para melhorar a qualidade de vida, seja comprando itens como roupas, cosméticos, aparelhos de tecnologia, acessórios para pet, automóveis, móveis, entre outros.
Muitas vezes, o comércio físico não é adaptado para pessoas que precisam de acessibilidade. Com isso, o e-commerce tem tudo para se tornar um ambiente acolhedor e que tenha resultados mais eficientes.
É importante pensar que, sem precisar sair de casa para fazer compras, essa parcela da população pode até mesmo ganhar mais autonomia e investir seu tempo em outras atividades. Contudo, criar um e-commerce com acessibilidade demanda a otimização de navegabilidade para o que realmente importa, contar com uma equipe de vendedores, desenvolvedores, designers, atendentes e demais profissionais para focar nessa população é um grande diferencial.
A acessibilidade no e-commerce também facilita o acesso de idosos ao comércio eletrônico. De acordo com dados, são quase 30 milhões de pessoas nessa faixa etária (13% dos brasileiros), com expectativa de dobrar nas próximas décadas — segundo a Projeção da População divulgada pelo IBGE em 2018. Vale lembrar que a internet, hoje, é amplamente utilizada. Até mesmo as crianças são impactadas, mesmo que indiretamente, quando uma mãe escolhe um filme no Youtube para seu filho assistir, por exemplo.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege a pessoa com deficiência e deixa evidente que é obrigação do lojista oferecer uma experiência de compra acessível a esse público – tanto no meio físico quanto virtual.
O Decreto nº 6.523/2008 faz alguns complementos ao Código de Defesa do Consumidor no que diz respeito ao atendimento. O Capítulo II, Art. 6º diz:
“O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim”.
A Lei nº 12.965/2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, é anexada ao CDC e também explicita a necessidade de o ecossistema de e-commerce prestar atenção à questão da acessibilidade na web. No Capítulo II, Art. 7º e parágrafos XII e XIII, o texto diz:
“O acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:
XII – acessibilidade, consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário, nos termos da lei.
XIII – aplicação das normas de proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo realizadas na internet”.
Por fim, o Decreto nº 7.963/2013, que estabelece o Plano Nacional de Consumo e Cidadania e cria a Câmara Nacional das Relações de Consumo, trata também da importância da acessibilidade na web e fora dela, firmando um compromisso do governo em ajudar a promover espaços – físicos e virtuais – mais acessíveis. O parágrafo único do artigo 2º explica:
“Para fins do disposto neste Decreto, considera-se acessibilidade a possibilidade e a condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e suas tecnologias, e de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.
No e-commerce, alinhada às soluções tecnológicas, há recursos que tornam a navegação mais acessível sem prejudicar a estética nem a usabilidade. Confira os principais cuidados assistivos que você deve disponibilizar em seu negócio online:
Espaçamento entre os textos, zoom nas imagens, tamanho das letras ajustável, ativação de contraste de cores, leitor de tela (áudio-descrição), ampliação do cursor e guia de leituras.
Insira legendas, closed captions ou intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os conteúdos de vídeo.
Navegação intuitiva e menus objetivos — além dos recursos anteriores para audição e visão.
Conversor de áudio em texto (e vice-versa) para barra de pesquisa e atendimento via suporte, teclado alternativo na tela.
No mercado de Tecnologia da Informação (TI), apesar de pouco conhecidas, há diversas soluções de acessibilidade que podem ser eficientes para otimizar seu e-commerce.
Algumas soluções são:
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