Característica de uma organização digital

Característica de uma organização digital

Entender a importância de uma organização digital e implantá-las tornou-se obrigatório para um ser um negócio competitivo no mercado. Continue a leitura e saiba mais!

Independentemente do tipo do segmento que seu negócio tem no mercado, uma coisa é certa: empresas tradicionais precisam se reinventar, do contrário, podem perder uma boa fatia do mercado, ou, até mesmo, infelizmente, não sobreviverem no mercado.

O primeiro passo, contudo, é não se desesperar e compreender que, na prática, inovar não significa necessariamente abandonar todos os modelos de negócios anteriores. A inovação dentro de um negócio pode ser incremental, ou seja, trazer uma melhoria em um processo, tecnologia, produto ou serviço que já existe. 

Há também a possibilidade de ser disruptiva, mais drástica, que vá revolucionar da base ao topo, e com isso torne inviável a continuação do modelo de negócio no formato anterior, o que é bom lembrar é que (quase sempre) as mudanças são para melhor. 

Mudanças nas estruturas de negócios estão acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado. A transformação digital era algo que já era uma realidade, mas que projetamos hegemonicamente a longo prazo, porém, as necessidades deram um salto nesse processo.

O cotidiano de organizações ao redor do mundo inteiro está sendo influenciado por novas tecnologias, que tornam o trabalho mais prático e otimizam o tempo dos profissionais.

Empresas que estão deixando para trás antigos modelos e adotando novos, têm ganhado mais destaque no mercado, deixando por último aquelas empresas que insistem em não implementar soluções mais modernas.

Organização digital: principais características

Se o seu negócio está em processo de adequação digital, não se preocupe. Os primeiros passos, apesar de difíceis, são os que farão total diferença para sua revolução.

Nem todos conhecem as ferramentas que estão disponíveis e os benefícios que podem trazer para o dia a dia, mas estamos aqui para te ajudar. 

Primeiramente, a transformação digital pode ser entendida como uma nova maneira de empregar os recursos tecnológicos em favor das empresas. Por esse motivo, os negócios modernos buscam obter melhores resultados, aumentar a produtividade, agregar valor a produtos ou serviços e se tornarem cada vez mais competitivos.

Essa tendência pode ser aplicada nos mais variados setores, entre eles: gestão de estoque, produção, distribuição de mercadorias. O resultado esperado é alcançado com a utilização de tecnologias como Big Data, Internet das Coisas ou Business Intelligence. Existem algumas etapas da transformação digital pela qual a sua empresa vai precisar passar. Algumas já começam em estágios mais avançados e outras ainda passarão por todo o caminho.

O importante é conhecer quais são os investimentos já feitos pela empresa para conseguir entender em qual estágio ela está. Veja na sequência os estágios para transformação digital:

Adote tecnologias!

Para começar, a empresa tem o primeiro contato com novas tecnologias e conhecer algumas das vantagens. A gestão digital de documentos pode ser uma boa forma de iniciar o processo de modernização tecnológica.

O maior risco de ficar estacionado nesse estágio é ver os seus consumidores migrando para quem oferece um serviço ou produto de maior qualidade, praticidade e inovação. Se isso não for levado em consideração, a concorrência é que acaba saindo na frente, em um mercado tão competitivo, isso pode levar à necessidade de encerrar as atividades.

Inclua a tecnologia como parte do negócio

As empresas que estão nessa etapa já sabem que a utilização de soluções tecnológicas geram valor para o seu negócio e trazem impactos positivos.

Normalmente, a cultura de inovação dentro da empresa começa a fazer diferença na rotina de trabalho. Os colaboradores notam que as atividades diárias se tornaram mais práticas com a automatização de processos.

Tudo isso, faz com que exista colaboração por parte deles para dar os próximos passos em busca de novas tecnologias que possibilitem uma entrega ainda melhor para o consumidor.

Inclua a tecnologia como parte da estratégia

Nesse estágio a tecnologia não apenas está presente em alguns processos, como também faz parte de toda a estratégia.

É provável que, quando chegue nesse patamar, a empresa já tenha considerado fortemente a implantação de sistemas de gestão integrada e outras soluções. Sendo assim, já foi verificado o diferencial que a tecnologia tem a oferecer para o gerenciamento do negócio como um todo, além do mais, a empresa já começa a apresentar um bom nível de maturidade tecnológica.

Por esse motivo, os gestores buscam contar com uma equipe bem estruturada e focada em inovação.

Infraestrutura convergente

Aqui, as empresas mais maduras, que adaptaram o seu modelo de negócio para estar cada vez mais alinhados à inovação e à demanda dos clientes. 

Um exemplo disso são as indústrias que adotam o sistema lean manufacturing e apresentam uma linha de produção muito mais eficaz.

Desse modo, também é possível encontrar os negócios inovadores que mudaram o comportamento do mercado, como o Spotify, o Uber e a Netflix.

Inovação

O estágio 5 não é o final da transformação digital: ele é só uma referência de onde se encontram as empresas mais avançadas, em que a cultura da inovação já faz parte por completo do negócio.

Nessa etapa, são grandes os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. As empresas que atingem esse nível lideram discussões sobre novas tecnologias e não têm medo de se arriscar. Estão sempre adotando novos recursos, antecipando tendências e apresentando produtos e serviços cada vez mais surpreendentes.

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