Ascensão do comércio digital: veja as tendências para 2022

Ascensão do comércio digital: veja as tendências para 2022

Assistimos a mudanças significativas no comércio digital nos últimos anos, principalmente no setor de tecnologia. Veja aqui algumas tendências para 2022.

A recente pandemia acelerou o crescimento do comércio digital nos últimos dois anos, afetando positiva e negativamente todas as empresas de varejo. Ao mesmo tempo, os consumidores revolucionaram seus hábitos e comportamentos de compra, forçando as empresas a investir mais na transformação do comércio digital.

Se o foco das empresas nos últimos anos foi a transformação digital, os principais desafios que impulsionam as mudanças e tendências em 2022 são a crise marítima e o aumento dos preços dos fornecedores, que ajudam as empresas a melhorar os processos logísticos e trabalhar a fidelização. Otimize a experiência do usuário.

Não há como negar que o mercado de e-commerce está em ascensão. A adaptação das novas tecnologias, o alto grau de personalização, a evolução das políticas e a integração inteligente com soluções avançadas conduziram a indústria a um cenário de mudança e evolução ao longo do próximo ano. Em cada etapa, surgem tendências para adaptar o mercado às novas tecnologias e demandas dos consumidores.

Assim, para ficar um passo à frente da concorrência, separamos neste conteúdo as principais tendências do e-commerce e do varejo. Então continue lendo e descubra quais você pode começar a se candidatar agora!

1. Omnichannel

O conceito omnichannel envolve a integração de diferentes canais de vendas e comunicação para tornar o processo de compra mais pessoal. A ideia central é garantir que sua marca apareça em todos os canais que seu público-alvo costuma visitar.

No entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas entende, omnichannel não significa apenas aparecer em diferentes canais e vender em diferentes plataformas. Esse modelo é chamado de multicanal.

Atendimento centralizado

Se um cliente entrar em contato primeiro por e-mail e depois por chat ao vivo, ele não precisará explicar todo o problema novamente porque o histórico da conversa é registrado na mesma plataforma.

Gestão logística mais eficiente

Trocas, devoluções e controle de estoque precisam ser totalmente integrados. Por exemplo, se a última unidade de um produto foi comprada pelo Instagram Shopping, essa informação deve ser atualizada em outros canais imediatamente para que produtos indisponíveis não sejam vendidos.

Compliance fiscal

A falta de conhecimento das práticas e regras fiscais podem acabar gerando o pagamento de impostos duplicados e, até mesmo, algumas práticas proibidas. Por exemplo, você sabia que um produto, em hipótese alguma, pode sair do centro de distribuição antes da emissão da nota fiscal? Por isso, tenha um contador de confiança para te auxiliar nessa parte.

Definição de preços

Se você vende por meio de várias plataformas, algumas das quais cobram uma taxa, a precificação do produto deve ser feita por canal de vendas. Como alternativa, você pode compensar uniformemente o custo do valor do produto nas plataformas. Adote a estratégia que quiser, mas não deixe de considerar as taxas para não falhar.

2. Voice Commerce

Outra forte tendência de e-commerce em 2022 é o voice commerce, uma prática impulsionada pelo Google, que ajusta seus algoritmos para entender melhor as pesquisas por voz.

Qualquer coisa que simplifique o processo de comunicação e compra tende a ser muito poderoso entre os usuários. Por exemplo, a crescente demanda por podcasts e o alto volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp são evidências disso.

Assistentes de voz como Siri, Alexa e Google Assistant aparecerão mais em nossas vidas. A princípio, o impacto dessa tecnologia no processo de compras pode não ser claro. No entanto, gigantes do comércio digital desenvolveram tecnologia capaz de realizar todo o processo de compra por meio de um mecanismo de voz.

Você não precisa ir tão longe para participar dessa tendência. Considerar como as pessoas perguntarão sobre o produto para otimizar o título e a descrição do seu comércio digital já é um passo muito importante para aparecer nos resultados da pesquisa por voz. Para isso, é importante seguir boas práticas de SEO para ecommerce.

3. Recommerce

Recommerce é a prática de colocar um produto de volta no mercado depois de um período de uso e/ou recondicionado. Usar um item e jogá-lo fora quando você não quiser mais usá-lo é coisa do passado por vários motivos.

Mas por que o comércio digital é uma tendência tão forte em 2022? Alguns pontos a serem observados:

Sustentabilidade

Se você usar o produto até o final de sua vida útil, poderá reduzir o impacto ambiental do manuseio desse tipo de material.

Economia brasileira

A inflação crescente e os salários que não conseguem acompanhar essa realidade têm feito com que as pessoas procurem mais produtos de segunda mão, pois os preços estão mais competitivos.

Slow fashion

No mundo da moda, o slow fashion se tornou uma grande tendência. O conceito é conhecer a origem dos produtos e aproveitá-los antes do descarte, como reformas para prolongar sua vida útil. Com a conversa entre e-commerce e slow fashion, ambos são tendência.

4. Prazos de entrega cada vez menores

O imediatismo é uma característica que vem crescendo no mercado e na vida das pessoas nos últimos anos. Mensagens instantâneas e redes sociais com vídeos cada vez mais rápidos refletem a busca pelo que nos traz resultados cada vez mais rápidos.

Como resultado, os consumidores estão procurando e até pagando mais por lojas e aplicativos com prazos de entrega mais curtos. Não precisamos ir muito longe para encontrar um exemplo.

5. Meios de pagamento instantâneos

Seu pedido não será enviado até que seu pagamento seja aprovado. Quem compra online sabe disso. Seguindo o imediatismo, uma forte tendência no varejo são os métodos de pagamento instantâneo. Ninguém quer fazer uma compra por boleto e esperar três dias úteis para aprovação.

Nesse sentido, um meio de pagamento que cresceu muito e continuará crescendo é o Pix. O serviço conclui as transferências em segundos e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quer mais instantâneos?

Essas são informações importantes para o seu negócio. Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. E não deixe de acessar o site da Infracommerce para conhecer nossas soluções!

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