As comissões de marketplace estão valendo a pena?

As comissões de marketplace estão valendo a pena?

É muito comum que as pessoas desistam de entrar no marketplace devido a taxa de comissão. 

É muito difícil para um varejista físico, com redes de lojas, pensar numa estratégia multicanal somente utilizando marketplaces

Porque? Simples, a comissão do marketplace é muito alta e, o mais importante, no final, o cliente é do marketplace. Sim, ele fez quase todo o trabalho de captação do cliente. E esse trabalho é bem grande.

Mas, ainda com todos esses contras, confira neste conteúdo se realmente vale a pena que o varejista físico pague a comissão do marketplace

Boa leitura!

Como funcionam as comissões de marketplace?

O marketplace funciona como um shopping virtual. Nele, estão reunidas diversas lojas em que há uma infinidade de produtos em um só lugar, onde também é cobrado pelos seus serviços uma tarifa. A comissão do marketplace funciona da seguinte maneira: a cada venda é cobrado do lojista um percentual pela negociação fechada dentro da plataforma. 

No geral, esta taxa de venda corresponde de 10% a 16% em média para grande parte dos marketplaces do Brasil

Contudo, é fundamental compreender que este valor não inclui somente os custos de venda. Além da taxa administrativa da operação logística, a comissão dos marketplaces também envolve, além da taxa administrativa da operação, recursos de geração de mídia online, análise de fraude, taxas cobradas por operadoras de cartão, entre outros.

Marketplace vale a pena? 

A partir do que foi dito acima e, considerando que o marketplace é um shopping center virtual, deve funciona da seguinte maneira: 

  • plataforma digital;
  • infra-estrutura computacional;
  • marketing digital;
  • SEO;
  • meios de pagamento;
  • anti-fraude; 
  • logística de transporte para alguns casos; 
  • apoio para integração;
  • gestão mix, etc. 

São pontos que dão trabalho, exige alto investimento e toma muito tempo. Devido a isso, as questões acima justificam os valores altos da comissão do marketplace

Contudo, será que existe algum benefício para o lojista que utiliza essas plataformas?

Caso você utilize somente uma plataforma de e-commerce, deverá cuidar de todos os pontos acima. Além disso, é essencial lembrar que existe o momento do pós-venda. Significa isso, vender no digital é somente uma parte. 

Será necessário receber os pedidos, separar os produtos, conferir, faturar, embalar, remeter, acompanhar, entre outros. Ou seja, a venda é essencial, porém não é a única no varejo digital. 

Se o seu objetivo é ter um futuro promissor no mundo online, ainda terá que pensar na integração com seu ERP legado para evitar um trabalho ainda maior. 

Marketplace: a porta de entrada para o comércio digital

A digitalização e inovação são tarefas que são chave, como vender, faturar, remeter, integrar com um ERP Omnichannel, etc. 

Caso você esteja começando, pagar a comissão do marketplace talvez seja o mais sensato. E dessa forma, pode até sair mais barato. 

Pagando as tarifas do marketplace e aderindo a esse tipo de plataforma de e-commerce, você pode começar a vender rapidamente sem grandes investimentos, pode exercitar uma série de estratégias de vendas:

  • Ponta de Estoque;
  • Produtos Próprios;
  • Pickup-in-store ou 
  • Receber na loja, etc.

Assim, é possível em muito menos tempo fazer o digital funcionar integrado com seus e-commerces.  Além disso, você pode também captar clientes online que hoje não vão às suas lojas e, assim, terá somente o trabalho de cadastrar novos clientes aos quais você não teve acesso antes. 

É essencial experimentar, aprender e crescer. Após isso, você pode colocar uma plataforma própria de e-commerce para rodar junto com o marketplace.

O mercado dispõe de diversas opções, porém, é necessário analisar qual a necessidade real do negócio e isso tem relação direta com o ticket médio.

Se tratando do e-commerce com ticket médio baixo, o mais viável é um integrador que cobre porcentagem do faturamento total do mês. Enquanto com um ticket médio maior, o mais adequado é optar por hub que cobre por cada venda, de modo individual. Além disso, temos também os hubs que trabalham com um valor fixo, uma mensalidade. 

O mais importante é analisar caso a caso e escolher o que melhor se aplica ao empreendimento, como por exemplo:

  • Quantos e quais marketplaces o seller opera?
  • O hub já tem integração com estes marketplaces?
  • Qual o valor do ticket médio?
  • Quais soluções o integrador oferece e se estas soluções atendem ao objetivo da organização?

O marketplace torna possível que novos usuários possam conhecer sua marca, é a oportunidade para um novo público para seu negócio, possibilitando a chegada de uma nova demanda, isso irá fazer com que ocorra o aumento do leque de produtos oferecidos pelo seu e-commerce.

Através do aumento de visibilidade, de clientes e de faturamento, o marketplace irá possibilitar o crescimento de sua marca. Dessa forma, terá novas oportunidades e ideais para atingir metas cada vez maiores, apostando em novos produtos, trazendo novos nichos para seu projeto, podendo alcançar um lugar de destaque antes do esperado. 

Nos tempos atuais, com a  digitalização acelerada, ter estratégias e ações bem definidas faz toda diferença para seu negócio. 

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service. Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro. Conheça nossas propostas para marketplace! 

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