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A importância do omnichannel strategy

A importância do omnichannel strategy

A forma de fazer negócios está em constante mudança. Um dos principais objetivos da empresa é agradar cada vez mais aos seus clientes. Se antes era uma diferença ter um site para complementar seus canais de vendas físicos, essa é a última coisa que você deve fazer hoje. Agora é importante considerar o omnichannel strategy.

Os diversos canais que os consumidores podem utilizar para encontrar e interagir com sua marca são muito amplos, principalmente quando falamos sobre as possibilidades do marketing digital. Portanto, deve haver uma comunicação integrada entre eles para que seus clientes confiem verdadeiramente em seu produto.

Você quer saber como tornar esses canais um tópico pode ajudá-lo a conquistar cada vez mais clientes? Neste conteúdo, você obterá um melhor entendimento omnichannel strategy, por que o termo é popular e os benefícios que esse método pode trazer.

Por que todos estão falando sobre Omnichannel?

A competição no mercado está mais acirrada do que nunca. As forças digitais estão mudando a forma como fazemos compras, e os hábitos de compra dos consumidores estão se tornando mais cautelosos. Nesse ambiente, é necessário encontrar formas inovadoras de lidar com todas essas mudanças.

É um grande desafio proporcionar uma experiência de compra diferenciada, mas ao mesmo tempo fácil e sem muitos obstáculos. Portanto, o Omnichannel fez uma proposta para tornar isso possível.

Nessa estratégia, não apenas a integração de canais, a experiência do cliente também está integrada aos canais. Ou seja, os usuários poderão navegar e interagir com sua marca por meio de múltiplas plataformas, o que estabelecerá uma conexão com você.

Focar nessa estratégia é uma ótima maneira de mostrar que sua marca é confiável e está pronta para atender a todas as necessidades do usuário, mesmo aquelas que ele julga impossíveis.

Motivos para implementar Omnichannel Strategy

A PWC descobriu em seu relatório de varejo de 2020 que o número de empresas que investem em experiência omni-channel saltou de 20% na pesquisa de 2012 para mais de 80%.

Olhando para o relatório The Experience Impact publicado pela Merkle em 2019, 66% dos consumidores disseram que se preocupam mais com a experiência do que com o preço do produto ou serviço. Além disso, 52% dos entrevistados também afirmaram que não compram mais em sites de marcas devido a uma experiência online ruim.

Esse é um dado muito importante que pode esclarecer a urgência de implementação de uma estratégia envolvendo todos os canais. Se o mundo omnicanal oferece oportunidades quase ilimitadas, também traz vantagens para marcas e fornecedores de novas maneiras.

Historicamente, o esforço para influenciar a jornada de compra nunca foi mais mensurável do que hoje. Agora, empresas como Google e Facebook também desempenham um papel ativo em influenciar o comportamento de compra. Para obter bons resultados com eles, eles devem agir em conjunto.

As barreiras entre espaço físico e digital não existem mais

A integração de modelos físicos de vendas com formulários online e ferramentas digitais permite que os consumidores naveguem e comprem produtos em qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Portanto, o conceito de loja como um espaço físico se tornará cada vez mais irrelevante. Se não tivesse sido descoberto no ambiente digital pela primeira vez, as pessoas provavelmente não saberiam.

Isso amplia o potencial das ações de marketing e pode levar em conta o melhor posicionamento possível do público para promover ações promocionais específicas em cada região. A mensuração dos resultados é feita por meio de ferramentas de automação de marketing ou business intelligence (BI), que auxiliam na personalização da comunicação.

3 benefícios do omnichannel strategy

Quando marcas e varejistas usam no marketing omnichannel strategy para criar uma experiência perfeita para os consumidores, mesmo que as expectativas do cliente aumentem, os benefícios são significativos.

À medida que mais e mais marcas e varejistas investem para atender a essas expectativas, as pessoas estão se tornando mais conscientes das vantagens que o marketing integrado cross-channel pode oferecer. Embora haja muitos benefícios, escolhemos os três primeiros listados abaixo.

1. Melhor experiência do cliente para fidelizar o público

Os clientes tendem a usar vários dispositivos para avaliar preços, comprar mercadorias ou avaliar serviços e achar mais fácil rastrear pedidos, receber pedidos e até devolver mercadorias quando necessário. É até comum iniciar o processo em um dispositivo e concluí-lo posteriormente em outro dispositivo.

É nestas circunstâncias que a Omnichannel provou uma das suas principais vantagens: proporcionar a experiência exigida por qualquer perfil de cliente. Que tal um exemplo? Podemos descrever a experiência natural que aconteceu hoje:

  • O cliente procura um item que precisa comprar no computador da sua casa;
  • Ele encontra o produto no site de uma marca;
  • Mais tarde, acessa a página do produto enquanto está na pausa do trabalho, usando agora seu smartphone;
  • Configurar uma conta e coloca o item no carrinho para avaliar valor de frete e tempo de entrega;
  • No fim da tarde, decide que não vai esperar pelo envio e chega até uma unidade da loja para efetuar a compra.

Você percebe que, se uma dessas etapas não estiver disponível, os clientes procurarão os mesmos produtos que os concorrentes? A experiência entregue deve ser completa e de ponta a ponta. O resultado disso é a fidelização do cliente, que já sabe que pode contar com a sua marca quando necessitar de um novo produto.

Lembre-se de que os clientes também acreditam que o serviço deve fazer parte da experiência. Em uma pesquisa de benchmark omnichannel com foco no mercado de varejo, 61% das empresas relataram que melhorar o atendimento ao cliente é líder em diferenciação competitiva.

2. Crescimento da consciência da marca e das vendas fora da loja física

O uso simultâneo do conceito de conexões em vários canais apoia o crescimento contínuo do reconhecimento da marca.

Afinal, essa é uma forma mais direcionada de aumentar o conhecimento da marca, combinando os canais que o público visita e usa. Por exemplo, quando consideramos o comportamento do inbound marketing, é natural combinar SEO, email marketing e mídia paga para atingir o mesmo objetivo.

Sabemos que uma grande porcentagem de pessoas usa smartphones nas lojas apenas para comparar produtos e preços. No entanto, ao aproveitar o potencial do ambiente digital para construir uma imagem online, as marcas podem se tornar mais visíveis quando os consumidores procuram por palavras-chave que possam envolver seus produtos ou serviços.

Mais importante ainda, as marcas podem atrair consumidores interessados ​​nos produtos que vendem, sem mencionar o nome. Para obter detalhes sobre como funciona e como melhorar o layout do seu canal, vale a pena conferir o guia de SEO completo.

3. Facilita a vida do consumidor aumentando a coleta de dados

Com a pandemia de 2020, empresas de vários campos começaram a fornecer diferentes opções de pedidos e atendimento: entrega em domicílio, retirada na loja (os clientes compram online e retiram na loja). Este é apenas um exemplo: quanto mais canais uma marca usa para entrar no mercado, mais oportunidades ela tem de obter dados do consumidor.

Quais são os benefícios disso? A unificação desses dados permite que os profissionais de marketing obtenham uma compreensão mais profunda dos perfis demográficos e comportamentais dos clientes.

Essas informações podem incluir tudo, desde seu histórico de compras até informações sobre cookies e atividades realizadas nas redes sociais. Na prática, eles podem ser usados ​​para vários fins:

  • Personalização: os dados permitem que as marcas criem jornadas mais personalizadas. Um exemplo são recomendações de produtos mais precisas. Ter esse nível de personalização ajuda os clientes a tomar decisões de compra com mais rapidez;
  • Análise de tendências: conforme aumenta a coleta de dados, as tendências no comportamento do cliente também podem ser identificadas. As informações pessoais podem ajudar as marcas a direcionar suas atividades de forma mais eficaz;
  • Automação de marketing: os padrões de compra e até mesmo quando as pessoas abrem emails são diferentes. Portanto, use dados como entrada para usar a automação de marketing para automatizar tarefas e comunicação quando os resultados forem melhores.

Para fazer um planejamento Omnichannel é necessário se fazer algumas perguntas, são elas: 

  • Quais canais de comunicação já utilizamos hoje? 
  • Como utilizamos esses canais? 
  • Eles estão integrados? 
  • Quais canais ainda não são utilizados? 
  • Qual a mensagem que queremos transmitir para o público, independentemente de onde estiver? 
  • Como funciona a jornada de compra da nossa pessoa? 
  • Ela passa por mais de um canal? 
  • Onde podemos investir mais para aumentar o volume de público que vamos atingir com o Omnichannel?
  • Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato com nossa equipe.

Assim que tiver as respostas necessárias você terá condições de facilitar a vida do seu cliente.

E aí, o que achou das informações passadas neste artigo? Para ter acesso a mais conteúdos como este é só continuar nos acompanhando. E para ter sucesso nos negócios, conte com nossas soluções!

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