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A importância de investir em campanhas sazonais

A importância de investir em campanhas sazonais

O objetivo de qualquer empreendedor, independentemente do setor de atuação, é fortalecer a área comercial e atrair mais clientes. No entanto, para tal objetivo ser alcançado, é fundamental contar com estratégias diversificadas, ferramentas e técnicas para gerar resultados ao longo do ano — e o marketing sazonal é uma delas, isso porque uma boa alternativa está nas datas comemorativas.

O marketing sazonal explora todas as datas que podem impulsionar números expressivos de venda de um produto ou serviço em determinado período, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e afins. 

A convenção para o setor de vendas é essa: em algumas épocas, como datas comemorativas, o consumo de determinados produtos ou serviços tendem a aumentar. Para quem não quer perder nenhuma oportunidade de venda, é necessário construir campanhas sazonais de marketing. 

Qual a importância em investir em campanhas sazonais de marketing?

Antes de qualquer coisa, o termo “sazonal” está associado a algo que é temporário, ou seja, que acontece em determinados períodos.

Se tratando das dinâmicas do mercado, o termo é utilizado para representar qualquer coisa que aconteça em um tempo específico. Por exemplo, alguns itens são procurados em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães ou, até mesmo, durante algumas estações (setores de moda devem se atentar mais a esse fator).

O marketing sazonal impulsiona vendas e essa é sua maior vantagem. 

Vantagens de investir em campanhas sazonais

Se bem desenvolvidas, as campanhas de marketing voltadas para datas comemorativas são excelentes oportunidades de impulsionar as vendas do negócio e, até mesmo, de influenciar na sua produção.

Estruturando campanhas é possível ter uma visão geral das estratégias, e com o apoio dessas ações ficará mais fácil planejar campanhas e promoções, além de fazer lançamentos que possam atrair os clientes em períodos em que as vendas estão baixas. Concretizar as campanhas sazonais em dia, além de atrair, fideliza e converte mais em épocas que o negócio não está bombando em vendas.

Concluímos então que campanhas sazonais são excelentes aliadas para se adaptar à realidade do negócio, vender mais durante o ano todo e criar estratégias para alcançar os objetivos.

Assim, primeiramente, para que o marketing sazonal seja eficaz, é fundamental mais do que apenas listar datas e períodos do ano. O mais indicado é estabelecer um objetivo e realizar um planejamento detalhado de cada etapa.

Como desenvolver campanhas sazonais

1. Estabeleça as datas importantes para seu negócio

Além de fazer um levantamento das datas comemorativas importantes para seu negócio, é necessário também fazer isso com antecedência. De nada adianta soltar uma campanha no dia exato da comemoração, certo? 

Lembre-se: os períodos escolhidos devem ser os de maior adesão do seu público., justamente por isso que é tão essencial fazer um planejamento com antecedência. 

No mais, a sazonalidade por si só já é uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar no mercado competitivo e conquistar a preferência dos consumidores.

2. Seja criterioso

Alcançar o sucesso com uma estratégia demanda que as datas sejam escolhidas com base em critérios consistentes. Afinal, qualquer escolha errada pode causar prejuízos ao negócio (estamos falando do seu investimento nelas, em tempo e dinheiro).

É fundamental também definir as personas do seu negócio (mais precisamente, o público-alvo) e conhecer as suas preferências. Dessa forma, será possível realizar campanhas mais direcionadas e alcançar os resultados que estão sendo buscados.

3. Defina uma mensagem para as campanhas

Independente da estratégia de marketing, definir uma mensagem para as campanhas é um ponto crucial. No entanto, não basta ser qualquer uma, ela precisa transmitir seus objetivos e influenciar as emoções e os sentimentos do consumidor, de modo que ele se sinta incentivado a realizar alguma ação. 

4. Elabore um cronograma completo

Desenvolver um cronograma talvez seja a etapa mais importante. Isso porque, para que o marketing sazonal funcione, é crucial aproveitar o período da forma correta e traçar técnicas detalhadas. Sendo assim, após elaborar o planejamento, é hora de colocar as ações no papel por meio de um cronograma.

5. Reserve os recursos necessários e faça parcerias

É um erro pensar que planejar e organizar todas as estratégias é suficiente. Se a empresa não reservar os recursos necessários para executá-la, de nada adiantará. Portanto, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar para colocar em prática as suas ações.

Não se esqueça que empresas consolidadas no mercado não crescem sozinhas. Por isso, se possível, faça parcerias com fornecedores. Além de fortalecer o negócio e aumentar o alcance, você consegue construir um bom relacionamento com todos os envolvidos.

6. Faça os ajustes necessários

Feito tudo o que combinamos com este conteúdo, como planejamento e execução de ações de marketing sazonal, é essencial realizar os ajustes necessários. Para isso, analise o desempenho de cada uma das estratégias e corrija ou mude o seu plano se algo não estiver de acordo.

Quais são as melhores práticas para campanhas sazonais

Agora que você já sabe a importância das campanhas sazonais, confira algumas práticas importantes que ajudarão a planejar uma ação:

  • conhecer bem o seu público-alvo, assim você saberá quais as datas comemorativas ou eventos que atingem eles;
  • investir em produção de conteúdo — os vídeos, por exemplo, são excelentes meios para interagir com o público;
  • realizar promoções e campanhas;
  • atentar-se ao estoque e à logística — afinal, não adianta querer vender muito e não cumprir as etapas da experiência de compra;
  • organizar os canais de atuação da sua empresa;
  • focar no relacionamento com os clientes;
  • aumentar os produtos oferecidos.

Full Service Marketing para melhorar a presença na internet

Full Service Digital Marketing é uma solução capaz de gerenciar todos os aspectos da presença digital do cliente, como a organização estratégica, a produção de conteúdo, a criação de anúncios e outros serviços disponíveis no mercado digital, que passam a ser responsabilidade da plataforma que concentra essas soluções.

Pensando nas expectativas do full service, no quesito de execução, uma agência passa a ser responsável por diversos resultados. Conta com a realização de ações de forma integrada para criar uma mensagem única para sua marca. 

O intuito do full service digital, no entanto, é trabalhar na mesma direção, respeitando as metas definidas em seu planejamento. 

Na sua funcionalidade, executam todas as estratégias base necessárias para uma organização se consolidar no mercado. Entre elas: SEO, campanhas de links patrocinados, criação de conteúdo e e-mail marketing. 

O full service é, inclusive, capaz de trabalhar com estratégias que, na maioria das vezes, só são oferecidas por agências de nicho, como campanhas de mídia programática, assessoria de imprensa e desenvolvimento de aplicativos. 

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service. Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro. Entre em contato agora mesmo!





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