O e-commerce vive um momento de grande crescimento, com a entrada de muitos negócios no setor e também de um enorme contingente de novos consumidores. Com a demanda cada vez mais alta, as empresas que vendem online buscam estratégias para atender da melhor forma possível as expectativas de seus clientes. E o momento do recebimento da encomenda é crucial para a satisfação desse comprador, é quando sua relação com a marca se tangibiliza - um atraso no recebimento, ou uma cobrança a mais pelo serviço, pode colocar em xeque uma ótima experiência de compra até ali.
Entre as maiores expectativas em relação à entrega, estão a rapidez para receber o produto e não pagar por essa conveniência. Um estudo do Google apontou que 23% dos entrevistados consideravam a entrega expressa como principal atrativo na hora de finalizar um pedido. Usar tecnologia de ponta aliada às melhores ferramentas pode transformar a gestão de frete para garantir a melhor experiência de compra.
Para se ter uma ideia, em 2020, ano em que o e-commerce alcançou um novo patamar, as principais reclamações dos consumidores que compraram online foram relacionadas à entrega, principalmente ao atraso, ao não recebimento de algum produto e a recebimentos indevidos, segundo o Procon-SP.
Com o uso intenso das redes sociais, é importante lembrar que, nos dias de hoje, todo consumidor é também um influenciador e que menções negativas podem manchar a reputação de uma empresa para sempre. Segundo pesquisa do SPC, 90% dos clientes buscam informações na internet antes de se decidirem por uma compra, sendo que 36% das pesquisas são feitas por meio das redes sociais.
Então, o que fazer para satisfazer seu cliente e evitar que sua marca seja mal recomendada nas redes sociais? A melhor estratégia é colocar o consumidor no centro das suas decisões, oferecendo opções de entrega customizadas que olhem sempre para a redução dos custos e dos prazos.
O processo de entrega não é barato em nosso país - principalmente devido à dependência da malha rodoviária, já que o país não conta com ferrovias ou outros meios de envio, e às longas distâncias existentes no território - e apenas empresas com grande volume de pedidos conseguem uma redução representativa nos valores cobrados pelas transportadoras. Uma ferramenta importante para gerenciar o frete é o algoritmo que faz um leilão levando em consideração os preços por peso, faixa de CEP e ticket médio, a performance das transportadoras de forma geolocalizada e os prazos de entrega – item que tem grande impacto sobre a conversão, muitas vezes levando o consumidor a optar pelos canais offline. Outro ponto a ser considerado na busca pela melhor experiência do cliente é a visibilidade em tempo real do processo de entrega, que muitas vezes inclui várias etapas, e a garantia do atendimento ao cliente no decorrer de toda a jornada.
Aqui na Infracommerce, disponibilizamos aos nossos clientes uma torre de controle onde é possível acompanhar todo esse trajeto do produto, antecipar ocorrências e evitar qualquer tipo de imprevistos. Integrado à plataforma, há um módulo de SAC, acionado para lidar com questões como endereços incorretos, extravio de pedidos, atrasos, ausência do cliente, e tudo o mais que necessite de comunicação com o consumidor.
Por meio dessa plataforma, também é possível acompanhar dados como o custo médio unitário (CMU), as variações de custo e seus motivos, o impacto de tíquete médio, peso do produto, modalidade de entrega e distância, informações às quais as lojas só costumam ter acesso no final do mês, quando chega a cobrança das transportadoras. Assim, a torre de controle permite tomadas de decisão estratégicas com muito mais agilidade.
Então, não perca tempo, invista em tecnologia especializada, dark stores, ofereça diferentes modalidades de entrega e garanta a melhor experiência a seus clientes para aumentar suas taxas de conversão e ver o seu negócio decolar.
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