5 dicas para uma boa estratégia de posicionamento

5 dicas para uma boa estratégia de posicionamento

Posicionamento estratégico permite que o seu negócio surja no imaginário do seu cliente quando ele encontra algum título do seu produto ou serviço. 

Dessa forma, definir uma estratégia de posicionamento é capaz de fortalecer e garantir que a percepção dos clientes sobre os produtos e a marca do seu negócio, fazendo-a que seja condizente com seus diferenciais no mercado.

Hoje, apenas isso garantirá uma boa comunicação e preços mais justos pelos clientes, consolidando seu negócio na posição que ele merece. 

5 dicas para desenvolver a estratégia de posicionamento no seu negócio

Desenvolver um posicionamento estratégico significa, na prática, ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço por meio de diferenciais que o público-alvo valoriza.

A partir de uma estratégia de posicionamento, um negócio deve assumir a tarefa de mapear qual segmento deseja atender e os diferenciais que são destaque para ele. 

Dessa forma, é possível começar diversas ações personalizadas que vão fazer com que sua marca seja identificada por esses valores definidos. 

Há uma hierarquização importante para as estratégias de posicionamento, as marcas que estão em primeiro lugar são consideradas as líderes em seus segmentos de atuação. Por outro lado, as demais, são consideradas ideais em serviços de segunda linha.

Para descobrir qual segmento a audiência de seu negócio valoriza, o mapeamento é fundamental. 

1. Faça uma pesquisa de mercado e da concorrência

É essencial reconhecer quais diferenciais são bons para se especializar. Para isso, você deve entender quais são as necessidades do mercado, o que os competidores estão adotando como estratégia e quais são os pontos que podem ser explorados e transformar um negócio.

Com as tecnologias presentes no mercado, fica fácil encontrar alguma ferramenta de pesquisa de campo e análise de concorrência, elas podem tanto ajudar no mapeamento quanto na prevenção de erros. 

2. Defina qual o core business do mercado

Com isso, a pesquisa deve se aprofundar no core business do negócio, ou seja, quais são realmente os produtos e serviços vendidos.

Uma padaria não vende apenas pão, mas cafés da manhã mais saborosos. A academia não presta serviço de aluguel de aparelhos de ginástica, mas um meio para que os seus clientes atinjam a boa saúde.

Ao considerar o que a empresa, de fato, entrega de valor aos seus clientes que o core business pode ser identificado.

3. Crie o mapa de posicionamento para seu negócio

Quando você faz os levantamentos citados anteriormente, você certamente terá entendido o mercado, seus valores e necessidades. A partir disso, é possível criar vetores que determinam com precisão as estratégias e diferenciais dos produtos e serviços que uma empresa deve explorar.

4. Fique atento ao comportamento do consumidor

As mudanças no comportamento do consumidor já não são mais novidades entre gestores, certo? Basta lembrar que os novos consumidores consomem, hoje, centralmente na internet (e isso é muita coisa). 

O comportamento do consumidor também pode oferecer insights essenciais para estabelecer estratégias de posicionamento, bem como históricos em softwares de CRM e relatórios de sistemas de automação de marketing. Por esse motivo, não deixe nenhuma oportunidade passar batida! Aproveite todos os dados e pistas que o cliente oferece durante suas interações com o seu negócio, esses espaços podem ser as redes sociais, atendimento em lojas, telefone e muitos outros canais.

5. Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing e branding

Principalmente com os desdobramentos da pandemia, como a aceleração da digitalização das empresas, o marketing é indispensável para que o posicionamento seja percebido pelos novos consumidores. Com isso, todas as suas ações e estratégias devem estar completamente alinhadas com seus diferenciais e segmentação definida.

Nesse alinhamento, devem estar incluídas as ações de marketing nas redes sociais, campanhas promocionais, criação de persona para a produção de conteúdos de nutrição para o funil de marketing da empresa, entre outras.

A dica também vale para a produção de vídeos. 

Infracommerce para definir estratégias de posicionamento 

Todos os negócios modernos devem estar atentos à comunicação com os clientes. Afinal, diferente do que acontecia no passado (recente) das lojas físicas, hoje, o novo consumidor tem multicanais para contatar as marcas de sua própria preferência. A comunicação é uma das principais estratégias para posicionar seu negócio de maneira eficiente. 

A partir das soluções de full-service da Infra, uma única empresa pode ter diversos meios de contato com seus públicos, tais como via site, redes sociais, blogs, e-mail marketing, Whatsapp, dentre outros, incluindo impressos e visuais. Para essa comunicação, torna-se necessária a produção de conteúdo e criação (design) para posts, artigos, apresentações digitais, folders, banners, embalagens, dentre outros.

Todas essas peças, independente de onde serão divulgadas, precisam ter uma comunicação alinhada entre si. E quando se conta com empresas diferentes para a criação de várias peças, as chances de a comunicação não convergir com o mesmo objetivo é alta, além dos timings para produção serem diferentes.

Uma comunicação integrada envolve planejamento, estratégias on e off, utilização dos meios de divulgação e execução em prol dos objetivos de uma organização, respeitando a identidade visual, voz e posicionamento da marca no mercado. E com uma agência multifacetada, as chances de todos esses meios produzidos conversarem entre si é mais garantida.

Assim, uma agência full service pode garantir a comunicação integrada de uma empresa, incluindo meios on e off! Como resultado, é possível mencionar inúmeros benefícios ao contratante, tais como:

  • Mais tranquilidade de investimento para o cliente;
  • Contrato unificado, oferecendo o mínimo de burocracias;
  • Economia por centralizar mais trabalhos com uma única agência;
  • Possibilidade de contar com um Customer Success para guiar estratégias integradas de comunicação;
  • Fortalecimento de marca e consolidação do posicionamento por meio da construção de uma imagem clara e consistente na mente dos públicos de interesse da empresa;
  • Promove a integração entre equipes de uma única empresa, otimizando os propósitos das estratégias de comunicação;
  • Garante também a integração entre os canais de comunicação, o chamado Marketing Omnichannel, integrando on e off; 

Num cenário onde o Marketing é o braço direito de qualquer empresa que visa crescimento, não dá mais para ignorar a importância da comunicação integrada. Portanto, procure uma agência full service, que possui uma ampla gama de serviços que possa lhe atender dessa maneira, em todas as necessidades, de ponta a ponta como a Actwork!

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service, tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

Se você tiver alguma dúvida, a Infracommerce está pronta para te ajudar nesse processo com soluções inteligentes e uma equipe qualificada para que você se sinta seguro do início ao fim.

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