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3 vantagens da integração entre o ERP e o CRM

3 vantagens da integração entre o ERP e o CRM

Quer saber mais sobre ERP e CRM? Aqui nós separamos vantagens de integração ERP para agilizar e facilitar a tomada de decisões com base em dados. Boa leitura!

A implementação desses recursos, por sua vez, está cada vez mais dependente de soluções técnicas que, em conjunto, levam a melhores resultados. É o caso da integração ERP e CRM.

Esses softwares são capazes de analisar dados, automatizar tarefas, gerar relatórios, auxiliar no relacionamento com clientes e muito mais, direcionar as melhores práticas relacionadas ao crescimento contínuo de uma organização.

Para te ajudar neste processo, escrevemos este artigo que detalha cada solução, os benefícios da estratégia e como integrar de maneira confiável. Confira!

O que é ERP e CRM?

Antes de continuarmos, duas siglas em inglês que merecem a devida tradução e explicação:

O que significa a sigla ERP?

ERP significa Enterprise Resource Planning em inglês, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa. Portanto, trata-se de um software aplicativo muito amplo, geralmente dividido em módulos, que é a base para a gestão geral de uma organização, integrando informações de diferentes áreas.

O ERP se concentra na redução geral de custos e na eficiência da gestão. Assim, ao aumentar a eficiência dos processos de negócios (compras, recursos humanos, marketing, vendas, produção etc.), reduz a quantidade de capital necessária para administrar uma empresa.

Principais características do sistema ERP:

  • São sistemas de informação integrados que utilizam diversos dados de maneira unificada;
  • Sistemas ERP são compostos por módulos de softwares;
  • Sua flexibilidade está ligada às constantes mudanças nas empresas/operações;
  • Seu objetivo é implementar as melhores práticas aos processos de negócios;
  • Sua abrangência funcional é bastante ampla;
  • Sua automatização permite a coleta de dados e processamento em tempo real (ou próximo dele), sem a necessidade de procedimentos manuais.

Qual o significado da sigla CRM?

CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Esse sistema é uma aplicação menos difundida do que o ERP porque tem como foco o relacionamento e o acompanhamento da negociação com os clientes, mas igualmente importante.

O CRM ajuda as empresas a manter relacionamentos de longo prazo com os clientes, conhecê-los profundamente e fidelizá-los, descobrindo as preferências de cada um para fornecer o que realmente precisam no momento certo e nas condições mais adequadas.

Principais características de um sistema CRM:

  • Base de dados sobre os clientes, com dados de contato unificados;
  • Histórico de todas as interações com os clientes;
  • Funcionalidades tanto para gerenciar os negócios e a força de vendas como conhecer melhor os clientes;
  • Um sistema CRM eficiente, hoje em dia, precisa estar baseado na nuvem e permitir acesso remoto por meio de qualquer dispositivo móvel;
  • Lembretes de atividades de follow-up, por exemplo, visitas, telefonemas, envio de e-mails, entrega de mercadorias;
  • Visualização ágil do funil de vendas e o fluxo de negócios;
  • Acesso a estatísticas e relatórios gerenciais sobre desempenho de vendedores, previsão de vendas, segmentação e outros.

Vantagens da integração ERP e CRM

Podemos comparar a integração ERP e CRM como um “tradutor” entre dois sistemas que falam “linguagens” diferentes. Em outras palavras, essa unificação de banco de dados permite o compartilhamento automático de informações sem duplicação manual.

Isso nos traz a primeira vantagem da integração ERP e CRM:

  1. integração ERP e CRM promove o maior aproveitamento dos dados

integração ERP garante que os usuários possam acessar as informações contidas em ambos os sistemas. Para os vendedores, a maior vantagem é que as informações necessárias podem ser encontradas mais rapidamente.

Imagine que um vendedor que deseja enviar uma proposta ao seu potencial cliente precisa acessar um catálogo de produtos disponíveis, verificar se aquele produto está em estoque e ainda realizar uma cotação. Você pode imaginar?

Agora pense nisso, se essas informações estivessem todas em um só lugar, esse vendedor economizaria tempo encontrando todas as informações de que precisava para um trabalho de desenvolvimento!

Quando os dados são distribuídos por diferentes ferramentas, eles não acabam sendo usados ​​da maneira que deveriam. Seja pela falta de tempo para validar dois sistemas díspares, ou mesmo pela carga de trabalho de uma equipe comercial, sem integração, as informações estratégicas ficam em segundo plano.

  1. A integração entre ERP e CRM contribui para a diminuição do retrabalho

Como vimos no tópico anterior, a combinação de ERP com CRM economiza tempo dos usuários ao acessar todas as informações em um só lugar, além de eliminar a necessidade de atualização de dois sistemas diferentes.

Afinal, como os dados são compartilhados, o vendedor só precisa atualizar um deles e as informações já estão cadastradas. Portanto, pode-se dizer que a integração ERP e CRM pode reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e facilitar o gerenciamento de dados.

Se os vendedores de hoje estão atrasados ​​no registro em um sistema de negócios (usando seu próprio ERP ou um CRM separado), é provável que seja devido ao retrabalho excessivo.

  1. integração ERP e CRM reforça a segurança da informação

Quando uma empresa usa um software de gestão diferente, naturalmente existem bancos de dados diferentes para controlar e proteger. Além da dificuldade de lidar com vários sistemas ao mesmo tempo, o grande volume de informações também pode representar riscos para a empresa.

Isso ocorre porque há uma chance maior de fraude nestes sistemas quando diferentes fontes de dados são confiáveis. Além de facilitar o backup e a sincronização dos dados na nuvem, a centralização das informações garante maior segurança.

Como você pode ver, a integração não é uma tarefa fácil, pois requer um certo esforço. Estes envolvem customização, otimização, arquitetura da informação, inteligência de dados e até mesmo a implementação de outras tecnologias.

No entanto, uma vez feito isso, as organizações podem usufruir dos benefícios citados acima e muitos outros, atendendo a demanda atual por operações satisfatórias e rentáveis. Vale ressaltar que contar com empresas e parceiros profissionais é essencial para que o processo transcorra com eficiência e sem surpresas.

Pensando nisso, a Infracommerce desenvolveu soluções de integração para o seu negócio. Acesse e confira!

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