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O que 2020 nos ensinou sobre o e-commerce e tendências para 2021

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Um ano de muitas mudanças e, com elas, certamente muitos aprendizados e adaptações. Em 2020, o mundo se viu forçado à uma aceleração dos processos digitais e o mercado de e-commerce, que já tinha um crescimento natural e constante, foi para muitos a única saída de manter os negócios ativos. A princípio, entrar no mundo digital era um movimento ainda tímido no país, mas com a pandemia tornou-se uma necessidade quase obrigatória para a sobrevivência financeira de muitas empresas e todo o processo foi acelerado. Agora, a realidade é que essa é mais uma oportunidade de estar em contato com o cliente e oferecer uma experiência completa ao consumidor.

O crescimento em 2020 

A multicanalidade começa a mostrar sua força. Clientes compram produtos no on-line e têm a opção de trocá-los em lojas físicas, assim fica fácil para o consumidor gostar desse modelo de compras porque a marca está muito mais presente no dia a dia das pessoas. No entanto, é preciso estar preparado! Expandir para o modelo multicanal exige muita preparação e entendimento deste novo cenário pois os consumidores que até então tinham que passar pela porta da loja, agora estão em qualquer lugar do mundo. A demanda pode ser muito maior do que se prevê.

Uma pesquisa da Ebit-Nielsen estima que mais de 7 milhões de  brasileiros fizeram sua primeira compra on-line em 2020. Era uma questão de tempo até que as empresas começassem o movimento de entrada no e-commerce, mas é inegável que os acontecimentos históricos deste período tornaram tudo muito mais rápido. 

Essa melhora nos números é refletida também nas datas comemorativas e picos de venda. O exemplo mais explícito de 2020 foi a Black Friday, um dos momentos mais esperados pelo comércio e que teve a edição mais digital de todos os anos.

Mas, apesar da grande movimentação no e-commerce em geral, é preciso entender que diferentes segmentos provocam diferentes necessidades. O mercado de luxo também vem crescendo e 2020 deixou como aprendizado para esse segmento a necessidade de se adaptar à realidade de um público que ainda preza pelo atendimento e contato físico. Para proporcionar uma entrega de qualidade é preciso que empresas possuam uma área especializada e disponham de uma curadoria apropriada para cada produto. O objetivo é garantir que o produto chegue aos clientes da mesma forma como se comprassem presencialmente, garantindo uma experiência única. 

A mudança é possivelmente irreversível

A entrada no e-commerce pode ter sido inicialmente um meio para sobreviver às questões do momento, mas as empresas descobriram nesse setor um mundo de possibilidades e oportunidades que muitos não vão abrir mão. 

Independentemente do perfil, todos viveram um momento único de transformação. Tudo o que vivemos nos últimos meses mudou não apenas as empresas, mas também os hábitos de consumo do cliente final. E esses novos hábitos vieram para ficar, por isso a experiência do consumidor se tornou algo tão importante para esse mercado. 

As marcas investiram em soluções inovadoras, mas que oferecem aos seus consumidores uma experiência diferenciada. Muitas empresas precisaram conhecer novamente o seu público e aprender como interagir com eles, e essa é uma lição aprendida.

Para 2021, espera-se que quem passou a comprar no digital siga neste caminho e continue a explorar o mercado on-line, buscando sempre pela melhor experiência. Daqui para frente o desafio será contar com soluções que garantam um e-commerce de qualidade para impactar tanto os novos consumidores, quanto fidelizar os que já eram adeptos a este mercado. 

É claro que a explosão de demanda que ocorreu antes deve se acalmar e o fluxo de compra se normalizará dentro do novo cenário. Mas, o mercado digital que já está fortalecido, continuará crescendo e evoluindo, e é crucial que as empresas busquem sempre melhorias para garantir a satisfação dos consumidores e uma experiência de compra cada vez mais completa e prazerosa.

A concorrência também aumentou. Em 2021, a importância de estar preparado aumenta exponencialmente. Os consumidores que já estavam no e-commerce só reforçaram este comportamento e, para os recém-chegados, descobriu-se um universo a ser explorado. 

Com a concorrência cada vez mais estimulada é preciso acompanhar de perto as novidades no mundo do e-commerce, afinal, a demanda existe, mas se sua loja não estiver com a oferta pronta, outras estarão. Estamos preparados para os novos desafios que nos aguardam em 2021.