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#GoInfra é o blog da Infracommerce.
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Como ser – de verdade – um negócio com foco no cliente

Com o mercado de e-commerce aquecido e a entrada de novas marcas em plataformas digitais para a venda de seus produtos, sai na frente a empresa que souber viver a adaptação e a transformação do seu negócio ao mesmo tempo que traz para perto de si parceiros que entendam de forma clara o processo de evolução digital e das exigências e necessidades dos novos consumidores. 

Neste sentido, com uma movimentação de R$ 61,9 bilhões em e-commerces no Brasil em 2019, de acordo com a Ebit, a tendência é a contínua migração do público para negócios digitais e importância ainda maior de novas estratégias. As lojas devem concentrar seus esforços em ter um negócio orientado ao cliente, no qual ele seja o centro das atenções – não só no que se refere à venda de produtos, mas também no que diz respeito à necessidades, vontades, perfil e interesses de cada um, para garantir uma experiência completa que gere confiança e credibilidade entre as duas pontas da cadeia. 

Mas afinal, o que é e como ter um negócio orientado ao cliente?

Quando falamos que uma empresa tem o cliente como centro de seu negócio significa que o consumidor e suas necessidades conduzem as regras. Os produtos e serviços desenvolvidos ali resolvem problemas reais e fazem sentido com o que o consumidor espera e é essa experiência de compra que faz a diferença. Hoje, temos um consumidor que não se prende à marca necessariamente, mas valoriza a forma como é abordado, valoriza a omnicanalidade no atendimento e em seus processos e outros fatores que justificam uma experiência de compra inovadora. 

O primeiro passo para isso é ouvir o cliente, entender quais são os seus desejos e preferências e o que ele precisa que seja resolvido em seu dia a dia. Busque soluções para uma relação mais estreita com o seu consumidor. Essa relação define também qual o melhor canal de comunicação, de acordo com o perfil de cada cliente. Seja por meio de chatbots, pesquisas de satisfação ou até mesmo inteligência artificial para análise de dados, o importante é ter uma estratégia clara para conversar com o cliente

Lembre-se: para conquistar a fidelidade, você deve conhecer as exigências do seu público. 

Companhias parceiras são cruciais nesse processo!

Contar com parceiros que atuam de forma personalizada às rápidas mudanças do universo digital é indispensável.

Isso porque investir em parcerias significa ter ao lado profissionais com ampla experiência e que saberão exatamente o que fazer em cada momento, enquanto você busca, com ele, traçar uma estratégia que alcance de forma assertiva o seu público e o crescimento do seu negócio. 

Este é o caso da Infracommerce, que oferece portfólio completo, e que realiza um processo de digitalização sob medida, buscando sempre a adequação dos serviços oferecidos, de acordo com a transformação digital de cada empresa e cliente.

É preciso lembrar que, assim como consumidores, cada marca é diferente entre e si e precisa de um olhar personalizado para estratégias, interesses e necessidades. Portanto, quanto mais experiente o parceiro estratégico, mais conhecimento ele poderá trazer para dentro dos projetos de cada companhia. Consequentemente, mais inovação e reação imediata às respostas do consumidor as lojas terão. 

Por fim, concentre-se no que pode ser feito pela sua companhia: focar no crescimento e nos negócios, olhando para quem mais importa, o seu cliente! Assim, seja para uma entrega mais rápida, condições de armazenagem de produto, ampliação de estoque, elaboração de campanhas criativas para impactar um determinado público ou até dispor de ferramentas de tecnologia e inteligência artificial para construir estratégias de promoções e campanhas assertivas, ter especialistas ao seu lado é a solução mais eficaz para um e-commerce de sucesso!