#goinfra

#GoInfra é o blog da Infracommerce.
Conteúdos e novidades sobre o mercado de e-commerce, nossa empresa e muito mais!

Como gerenciar demandas em datas comemorativas?

Anualmente, o comércio e o varejo esperam ansiosamente pelas datas especiais, sejam elas comemorativas ou outras já estipuladas pelo calendário das compras, como a Black Friday, por exemplo. Mas, se por um lado é um momento fundamental para a receita das empresas, por outro, a alta demanda e os consumidores cada vez mais exigentes fazem com que as estratégias precisem ser intensificadas para que cada marca consiga oferecer a melhor experiência para os clientes. 

E o que fazer para gerenciar as demandas nas datas de maior venda? É preciso ter muito claro que é indispensável um planejamento estratégico com antecedência para estes momentos. Fatores como: atendimento, estoque, logística e estrutura operacional física e online, além de que ações de marketing precisam estar bem definidas para garantir bons resultados.

Adapte-se ao alto fluxo de vendas e atendimento

Em datas específicas, além de lidar com a concorrência de todos querendo vender mais, é muito importante criar um modelo de trabalho diferenciado. O treinamento da equipe para estar apta às exigências dos clientes será fundamental tanto para negócios físicos quanto no ambiente online. Quando falamos deste segundo, também é preciso ter em mente que o atendimento personalizado dará mais chance para a marca converter o potencial cliente em comprador. Neste sentido, também é fundamental olhar para os diversos canais de vendas e comunicação com o seu público. Lembre-se que a omnicanalidade já é uma exigência para todos os consumidores e você precisa olhar para todas essas frentes para ter ainda mais sucesso principalmente nestes períodos. Além disso, é importante ter em mente que atendimento significa pré e pós venda. 

Não esqueça também que quanto mais personalizada for a experiência do seu cliente, maior será a chance de que ele se torne um consumidor satisfeito com a compra e o relacionamento com essa marca.  

Prepare seu e-commerce com estrutura adequada

É fato que, hoje em dia, o consumidor está cada vez mais imediatista. O que isso quer dizer? Se o seu site demorar muito para carregar, é provável que este cliente não espere e vá procurar outra marca para suprir a sua necessidade. Esse é apenas um dos exemplos para demonstrar como é importante ter uma estrutura robusta no e-commerce para atender a demanda do dia a dia e, principalmente, das épocas de maior fluxo – quando é necessário um servidor muito mais completo para que a experiência seja positiva. 

Com acessos acima do normal nas datas especiais, as plataformas precisam suportar a demanda, com bom serviço de hospedagem, além de sistemas de vendas e pagamentos eficientes. 

Aposte em parceiros estratégicos que tenham expertise e comprometimento para entregar o desenvolvimento e suporte necessários. Um caminho é apostar na estrutura de nuvem que garante elasticidade para momentos de alta demanda. Dessa forma, seu site se adaptará ao momento e ampliará a estrutura automaticamente caso o site tenha picos de acessos. Quando os acessos voltarem ao normal, automaticamente o site retornará à estrutura padrão sem consumir muito do seu servidor.

O mais importante é lembrar que sites difíceis levam o cliente a procurar outros produtos e serviços na concorrência! Se a sua empresa não tem essa estrutura, procure quem que possa fazer isso por você com excelência!

Logística, estoque e SAC são diferenciais das empresas

Um dos maiores desafios em datas sazonais para o comércio e varejo é a gestão do estoque. Com a alta demanda, é essencial que as marcas saibam como trabalhar com volumes muito maiores de entregas. Para isso, é importante ter um plano de ação, que inclui também o plano de contingência, para ter clareza sobre quais são as atitudes que devem ser tomadas nos momentos de emergência. Pense que é essencial ter um plano traçado caso algo não dê certo, assim sua loja não estará desprevenida. 

Se a empresa tiver histórico com anos anteriores, também é válido fazer a análise para entender qual a foi a movimentação e ter uma previsão do que esperar para a data. Assim, a companhia já prevê colaboradores adicionais, ampliação de espaço de armazenagem, reposição de estoque e o modelo necessário para fazer o transporte do alto volume de pedidos. Em alguns casos, contratar transportadoras pode ser o caminho mais viável para que você possa se concentrar no que só a sua empresa pode fazer: focar nas vendas e atrativos!

A análise prévia também é importante para preparar o seu estoque. Saber quais produtos comprar e as quantidades de cada um é essencial para não deixar estoque parado após a data sazonal.

Por fim, e não menos importante, o SAC correto e bem preparado para o aumento de demanda previsto também é vital, afinal ter um bom suporte durante a compra e no pós é essencial para conquistar o cliente.

Nesses – e em todos os momentos – garanta que você tem o parceiro adequado para suportar e o aumento de demanda previsto e boas vendas!