Entenda a importância de integrar a jornada de compra física e online utilizando o Trade Marketing, visando a experiência do cliente e a rentabilidade do seu negócio
Quando a jornada de compra omnichannel, que envolve o varejo físico e o digital, tem ruídos e não é fluida, a experiência do cliente é diretamente impactada, o que pode ocasionar a desistência da compra. Mas e se dissermos que o Trade Marketing bem feito, e direcionado para o seu público, pode acabar com essas barreiras?
Esse foi o tema central da palestra “O Trade Marketing na era digital: Maximização de resultados no cenário omnichannel”, que foi apresentado no Hub de Conhecimento da Infracommerce durante o Fórum E-commerce Brasil 2024. O conteúdo foi apresentado por Marcelo Ermini, Coordenador da Pós Graduação Trade Marketing ESPM, curso oferecido em parceria com a Infracommerce (saiba mais).
A seguir, veja alguns insights da apresentação e explore parte do conteúdo que é ministrado ao longo da pós-graduação e curso de extensão da ESPM e da Infracommerce. Continue a leitura e descubra, também, nossas soluções omnichannel que trazem escala e rentabilidade para o seu projeto.
Entendendo o Trade Marketing
O Trade Marketing é uma área estratégica que surgiu em 1990 e que tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os segmentos, do B2B ao D2C, do físico ao digital. Com o aumento da concorrência, a complexidade dos canais de venda e a demanda do varejo por personalização, é extremamente necessário que as marcas se conectem com o consumidor moderno.
Para isso, o Trade atua na construção de marca, de acordo com o modelo de negócio, indo dos anúncios digitais em pontos físicos (traduzidos na tendência do momento: Retail Media), até as campanhas por geolocalização, onde os anúncios digitais direcionam o consumidor para a loja física mais próxima.
As empresas que investem nesse tipo de marketing ganham uma vantagem competitiva frente ao mercado. Ao mesmo tempo em que conduzem a experiência de compra de forma fluída e sem atrito entre o varejo físico e o online.
Desde a pandemia, os hábitos de consumo mudaram, a compra presencial ganhou status de entretenimento, enquanto o processo digital virou sinônimo de praticidade. Logo, a sinergia entre esses dois pontos de contato com o cliente é essencial para o sucesso das marcas.
Importância do omnichannel
Quiosque, loja física, pop-up store, e-commerce, redes sociais, WhatsApp, marketplace… As possibilidades de canais de vendas não param de crescer e a necessidade de integração é uma obrigação dos tempos atuais.
Mas, independente disso, o coordenador da pós-graduação da ESPM reforça que o cliente sempre será o centro das decisões. “A loja física vende experiência, e não só produtos. O canal digital depende da experiência do físico para oferecer um diferencial frente à concorrência. O digital traz inovações para meios de pagamento físico. O físico dá a possibilidade de experimentar os produtos, enquanto o digital tem uma vitrine infinita. E assim por diante. Para ter sucesso de vendas e otimização de custos, essa troca precisa ser constante”, destacou.
Essa mudança, do físico para o online, acontece em apenas um clique, em fração de segundos. Então, o equilíbrio entre os canais, funcionando como estratégias complementares, é indispensável na era do varejo digital.
Ampliação de conhecimento e soluções de integração
Portanto, mais importante do que buscar conhecimento em cursos como o de pós-graduação da ESPM e da Infracommerce, é ter especialistas e soluções que vão fazer a diferença na vitalidade do seu negócio no digital e no físico.
Nossa vertical Infratech disponibiliza sistemas e tecnologias que guiam a jornada de compra sem atritos entre os canais de vendas, com escala e eficiência. Entre as soluções, podemos destacar:
OMS & OIM – Order Management System e Omnichannel Inventory Manager: Tecnologias que gerenciam estoques de diferentes fontes (centros de distribuição, lojas, franquias, distribuidores) de forma unificada, o que reduz custos de frete e tempo de entrega, aumenta a conversão da loja online e diminui a ruptura de estoque;
Mobile POS: Para operações de flagship store, pop-up store ou eventos, contamos com a tecnologia de PDV mobile, onde efetuamos a venda física utilizando o estoque do canal digital, o que permite a oferta do catálogo completo e a entrega na casa do cliente.
Um caso prático de aplicação das soluções omnichannel da Infracommerce foi o sistema de venda em pop-ups store da Dior. As duas ativações, no Copacabana Palace (RJ) e no Shopping Pátio Higienópolis (SP), conseguiram elevar a experiência do cliente e extrapolar os resultados esperados (saiba todos os detalhes dessa parceria).
Fale com o nosso time de especialistas e descubra as soluções que são mais indicadas para alavancar o seu modelo de negócio, seja ele digital, físico ou omnichannel. Entre em contato e vamos juntos otimizar processos e trazer mais lucratividade para a sua marca.
Aproveite, também, para conferir a palestra completa sobre Trade Marketing com o coordenador da pós-graduação da ESPM. Acesse o nosso canal no Youtube