Cases que mostram como a IA traz eficiência e escala para as vendas online, da compra de insumos até a entrega para o cliente final
Você já pensou em utilizar a inteligência artificial (IA) como um meio para aprimorar processos que envolvem o supply chain? Ou melhor, para fazer a gestão completa do seu estoque, com mais assertividade e ganho de escala e eficiência? Pois, essa realidade é possível com o time especializado em estratégias de dados e IA da Infracommerce!
Nossa vertical Infradata garante a aplicação de IA no seu projeto, trazendo:
Hiper automação de processos;
Maior acuracidade no estoque;
Menor taxa de ruptura e excessos;
Maior produtividade na operação;
Aumento de vendas, margens e market share;
Redução de custos e perdas;
Tomada de decisões mais assertivas;
Aumento do nível de satisfação do cliente.
Estes foram apenas alguns dos benefícios apresentados pelo Head de Tecnologia e Operações da Infradata, Eduardo Ferreira, em uma palestra inspiradora no nosso Hub de Conhecimento no Fórum E-commerce Brasil 2024.
Continue a leitura, explore os pontos principais da palestra “Como a IA pode trazer eficiência nas operações de e-commerce” e amplie seus conhecimentos sobre essa tendência.
Entendendo alguns conceitos
Antes de entrarmos na aplicabilidade da IA no dia a dia, é preciso entender alguns conceitos, como:
IA: Estuda a criação de campos computacionais com a capacidade de aprender e raciocinar como humanos para resolver problemas de forma criativa. Hoje, utilizamos um modelo de IA Fraca, que tem a capacidade de analisar o histórico de dados e fornecer recomendações personalizadas (Ex: Alexia, Netflix, ChatGPT e Infradata);
Machine Learning: É o aprendizado de máquina, com a aplicação de IA e algoritmos que permitem que os sistemas aprendam sem a intervenção humana;
Deep Learning: Criação de redes neurais artificiais que imitam o cérebro humano, a partir de uma grande quantidade de dados, que são analisados para chegar em resultados mais assertivos.
Como a IA é aplicada no mercado
Atualmente, a IA está presente em todos os segmentos do mercado, com aplicações como: automação, análise preditiva, personalização, otimização e gestão, sistemas de apoio à decisão, melhoria de processos, SAC, pesquisa, desenvolvimento e marketing.
Praticamente tudo dentro do varejo digital pode ser beneficiado pelo uso de IA. Porém, uma pesquisa da PWC aponta que essa tendência só é efetiva se você pensar melhor, mais rápido e a longo prazo, tomando decisões com o apoio da IA; simular tudo para aproveitar o poder virtual da IA; e, por fim, medir e prever o quanto de ROI a IA tratá para o seu negócio.
Caso prático da Infradata com aplicação de IA
É justamente com essa mentalidade da PWC que o time da Infradata atua. Para trazer o uso prático da IA para e-commerce, Eduardo Ferreira levou um case real que temos dentro de casa para o Fórum E-commerce Brasil.
O exemplo foi de uma empresa D2C, líder em vendas de presentes, cujo desafio era implementar a IA para aumentar a eficiência logística, disponibilizando o produto certo, no lugar certo, nas quantidades certas, no momento certo, com o menor custo e com baixo esforço. Para isso, o time colocou a seguinte estratégia em prática:
Análise de dados de vendas;
Comparativo de previsão de vendas com IA e sem IA;
Medição de resultados, computados com a métrica de MAPE;
Cálculo do ROI.
Aplicando um algoritmo de previsão de vendas, atualizado semanalmente e que captura tendências de consumo em períodos sazonais com precisão, a marca conseguiu faturar R$ 50 milhões a mais com o uso de IA, já que a ruptura de estoque ficou em R$ 31 milhões com a IA, R$ 54 milhões abaixo do número atingido sem IA que era de R$ 85 milhões. Assim, nosso cliente atingiu R$ 295 milhões com a venda de produtos de curva A em 2023.
Mas então, o que foi preciso para chegar até esses resultados? A resposta está nos principais pilares que guiam as ações do time Infradata:
Data Lake Infracommerce: junção e limpeza dos dados no mesmo sistema;
Algoritmos de reconstrução, sell out, sell in e estoques;
Correção de rupturas, estoques virtuais e outliers;
Enriquecimento dos dados, com tudo o que afeta a operação (campanhas, promoções, indicadores econômicos, clima, sazonalidades…);
Machine Learning e Deep Learning, que entram em ação para correlacionar todos os dados e alcançar os resultados desejados.
Ganhe eficiência e escala com as soluções Infradata
A IA da Infradata não se limita somente nas questões de previsão de demanda e abastecimento, ela atua em toda a cadeia de distribuição (supply chain) trazendo eficiência e escala, indo desde a indicação de compra de insumos até chegar à gestão de entrega para o consumidor final.
Com o algoritmo configurado, nossos especialistas olham para diversos fatores que envolvem a logística, como: nível de serviço, estoque mínimo e máximo, caixa disponível, cálculo de cobertura ideal, redistribuição e restrição de estoque. Quer saber tudo o que a IA pode fazer pelo seu negócio no digital? Fale com o nosso time!
Já para conferir todos os detalhes do case apresentado durante o Fórum ECBR, acesse nosso canal no Youtube