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E-commerce 2025: Estratégias para apostar no varejo digital

O e-commerce de 2025 será moldado pela inovação e pela experiência impecável. Você está pronto para liderar esse futuro?

 

O e-commerce está em constante evolução, se tornando um dos motores da economia brasileira. Assim, 2025 promete ser um ano de oportunidades. Digo isso porque a projeção da ABComm mostra que todos os indicadores vão superar os números de 2024. O faturamento pode chegar a R$ 224,70 bilhões (10% de aumento), o ticket médio ficará em torno de R$ 515,83 (4,7% maior), os pedidos atingirão a casa dos 435,60 milhões (4,9% a mais), e os compradores online alcançarão a marca de 94,05 milhões (crescendo 3%). 

Mas o que essas projeções significam na prática? E como as empresas podem se preparar para aproveitar esse crescimento? Descubra, a seguir, as principais tendências que podem moldar as relações comerciais no digital em 2025.

3 frentes para aprimorar no e-commerce

Inteligência artificial: Equilibrando inovação e confiança

A IA está revolucionando a personalização e a automação no e-commerce. Ferramentas generativas já criam recomendações precisas e otimizam processos. Porém, a confiança é crucial: 31% dos brasileiros já se sentem desconfortáveis com anúncios automatizados (Kantar).

  • Ação imediata: Use IA para personalizar, mas seja transparente e respeite a privacidade dos consumidores.

Um exemplo prático são as ferramentas de IA generativa, que podem criar recomendações precisas de acordo com o histórico de compra do cliente, automatizar processos e melhorar a experiência online através de vitrines de recomendação, otimização de busca de produtos, entre outros.

Empresas que conseguirem equilibrar inovação e confiança, usando dados para personalizar sem invadir a privacidade, estarão um passo à frente.

Experiência personalizada: O básico bem feito

O cliente de 2025 espera ser tratado de forma única. Personal shoppers, chatbots especializados e novas formas de pagamento (PIX parcelado, carteiras digitais) já estão redefinindo o padrão de atendimento.

  • Ação imediata: Invista em experiências que criam identificação e reduzem o abandono de carrinho.

O cliente espera uma jornada de compra consistente e que atenda suas expectativas. Quanto mais ele consegue se ver dentro do processo, mais aumenta a sensação de identificação e pertencimento à uma marca ou loja online. 

As marcas de luxo podem ser um bom benchmarking para você ficar de olho. A Dior, por exemplo, usa estratégias como: atendimento personalizado por beauty artists, agendados pelo site; e provadores virtuais, para que a consumidora possa testar seus produtos antes de efetivar a compra. Essas estratégias podem não só trazer um crescimento de conversão para a compra, assim como podem diminuir seu índice de devoluções de produtos, ajudando na rentabilidade.

Logística como diferencial competitivo

Em 2025, a logística será mais do que eficiência; será um meio para surpreender o cliente do e-commerce. Entregas rápidas (1 ou 2 dias) e modalidades como “clique e retire” já são o básico. O diferencial estará em soluções que encantem, como entregas ultra rápidas (minutos ou horas) e experiências sustentáveis (ex.: embalagens reutilizáveis).

  • Ação imediata: Pense em logística como parte da experiência do cliente. Investir em conveniência e sustentabilidade cria satisfação e fidelidade.

Além disso, você pode combinar o uso de IA para previsão de demandas e roteirização otimizada, o que será essencial para evitar rupturas e aumentar a confiabilidade nas entregas, especialmente em datas sazonais. Não se trata apenas de entregar no prazo, mas de transformar a logística em um diferencial.

O que está em jogo?

Mesmo com todas essas estratégias a serem aprimoradas, o crescimento do e-commerce em 2025 ainda virá acompanhado de desafios. Com consumidores mais exigentes e as inovações avançando rapidamente, os gestores de e-commerce precisam ser cada vez mais ágeis e ter o foco em oferecer uma experiência impecável. 

Investir em dados, inteligência artificial e tecnologia será fundamental. Ao mesmo tempo que passar a olhar o seu negócio como um consumidor será ainda mais urgente.

O futuro do e-commerce está logo ali. Você está pronto para fazer parte dele?