Explore três estratégias de CRM para e-commerce que vão moldar as vendas online no próximo ano
O ano está acabando e a lição que fica é que os e-commerces que colocarem o cliente como foco em suas ações em 2025, certamente sairão na frente. Afinal, quem não quer se manter relevante e conquistar resultados consistentes na nova temporada de vendas? Com esse objetivo em mente, as estratégias de CRM e marketing serão essenciais para criar experiências memoráveis, gerando fidelidade em um mercado extremamente competitivo.
Para ajudar nessa transição de ano, nos próximos tópicos você encontra as principais tendências que farão a diferença na gestão do relacionamento com o cliente.
3 tendências que vão moldar o CRM para e-commerce em 2025
O Customer Relationship Management (CRM) já é um dos pilares do e-commerce moderno. Combinando tecnologia, análise de dados e personalização, o CRM coloca o consumidor no centro de suas operações. Mas então, o que será tendência no próximo ano, quando o assunto é a aplicação de CRM no e-commerce? Confira a seguir.
1 – Inteligência artificial (IA) dentro do CRM
O CRM está evoluindo rapidamente, incorporando novas tecnologias e adaptando-se às demandas do mercado. Então, nada mais natural do que começar a inserir a IA dentro das plataformas de disparo. Claro que você terá que treinar a tecnologia, colocando informações da sua marca para gerar o aprendizado de máquina. Mas, essa é uma estratégia mais do que necessária em 2025.
A IA aplicada ao CRM pode automatizar e personalizar os atendimentos, com o uso de chatbots e assistentes virtuais; além de gerar recomendações de produtos, de acordo com os interesses do cliente; e ainda prever comportamentos futuros, aumentando as chances de conversão.
Outro ponto em que a IA pode auxiliar é na automatização de processos. Assim, você consegue enviar e-mails logo após uma compra, gerar lembretes automáticos para clientes com carrinhos abandonados, ou então deixar que a IA crie os textos de e-mail. No entanto, é essencial garantir que essas automações sejam humanizadas e relevantes (o que faz conexão com o tópico que vou tratar mais abaixo).
2 – Personalização a partir de dados
A personalização não é mais um diferencial, mas uma expectativa dos consumidores. Com o CRM, as marcas podem coletar e analisar dados para criar campanhas segmentadas e relevantes, já que o especialista de relacionamento com o cliente olha para a jornada de forma integrada. Em 2025, a tendência aqui é ir além da segmentação básica, utilizando análises preditivas para oferecer experiências únicas e contextualizadas.
Um exemplo é enviar mensagens com base no comportamento recente do cliente, como visitas em páginas específicas. Ou, então, criar ofertas personalizadas em cima do histórico de compras. E ainda, utilizar dados demográficos para gerar campanhas sob medida.
Nessa personalização, inclusive, você pode, e deve, investir em comunicações mais direcionadas, com incentivos como cashback, pontos ou descontos exclusivos para que esses clientes se tornem recorrentes. Lembre-se: Quanto mais próximo o cliente se sentir da sua loja online, com você gerando toda essa comunicação pensada para ele, mais propenso ele estará de recomendar você para outros possíveis clientes.
3 – Humanização para um relacionamento personalizado
Os consumidores não enxergam canais; eles esperam uma experiência fluida e consistente. Em 2025, o foco será integrar todas as etapas da jornada do cliente, e fazer isso de um jeito humanizado, independe do uso de IA, automação, e todas as outras tecnologias que trazem inovações constantes para o e-commerce.
A humanização continuará sendo uma prioridade. Coloque-se no lugar do cliente e trate da jornada dele como você gostaria de ser tratado. Somos humanos, os consumidores desejam ser tratados como indivíduos, e não apenas como números. É neste contexto que as ferramentas de CRM devem ser utilizadas para criar conexões emocionais, seja por meio de mensagens personalizadas, atendimento empático ou reconhecimento de preferências individuais.
Essa aproximação com a realidade e os desejos do seu cliente traz insights valiosos para melhorar a experiência, abrindo infinitas possibilidades de refinar suas estratégias de comunicação e antecipar as necessidades do consumidor. Nem tudo o que você faz no e-commerce precisa ser super high tech, é preciso voltar para o básico, para a essência das relações humanas, para que o resultado final seja um sucesso.
Tudo pronto para 2025!
O bom desempenho do e-commerce em 2025 dependerá da capacidade de criar experiências excepcionais e significativas para seus clientes. E o CRM, quando integrado a tendências como IA, personalização e humanização da jornada do consumidor, será uma peça-chave para alcançar esses objetivos. Afinal, em um mundo cada vez mais digital e competitivo, o relacionamento com o cliente será, sem dúvida, a maior vantagem competitiva.
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