O Full Commerce continuará sendo uma estratégia escalável em 2025. Quer saber mais? Confira o conteúdo a seguir
Hoje, mais do que nunca, a satisfação do cliente não é apenas uma métrica de sucesso no comércio eletrônico, ela é um diferencial competitivo. Isso porque 65% dos consumidores já chegaram a desistir de uma compra devido a má experiência (Octadesk e Opinion Box, 2024), e 52% deles estão priorizando gastos com experiências ao invés de produtos (WGSN, 2024). Este cenário não serão tão diferente em 2025.
Por isso, garantir uma experiência de compra eficiente, desde o clique até a entrega, é uma estratégia fundamental para satisfazer, conquistar e fidelizar clientes no próximo ano. Mas então, quais são os caminhos para que essa excelência seja atingida? É neste ponto que entra a gestão Full Commerce. Essa estratégia integra todas as etapas para que a jornada de compra seja fluída e traga rentabilidade para o seu negócio.
Continue a leitura e saiba como essa estratégia de gestão digital vai de encontro com a demanda do mercado atualmente, que prioriza a experiência e a satisfação total do cliente.
Excelência do clique à porta do cliente
O cenário do e-commerce está em constante evolução e pretende seguir a curva de crescimento nos próximos cinco anos, atingindo um faturamento de R$ 277.81 bilhões até 2028, de acordo com a projeção da ABComm. Mas, ao mesmo tempo, o comportamento do consumidor na era digital mudou drasticamente. O que antes era visto apenas como uma experiência transacional – o cliente comprava, pagava e esperava a entrega – agora se tornou uma jornada complexa, onde cada etapa conta e cada detalhe pode fazer a diferença entre uma recomendação positiva ou uma reclamação pública.
Justamente por isso, o Full Commerce é uma saída rentável e otimizada para amarrar todas as pontas da jornada de compra online. Com isso, todos os serviços são executados em uma visão 360º, com a consciência de que cada ação impacta a etapa seguinte. O uso de dados na gestão de entregas influencia a eficiência logística, a integração de estoques com campanhas de marketing faz a diferença na hora de promover anúncios por geolocalização, e assim por diante.
Com todas as frentes de um e-commerce conectadas, e guiadas por um único parceiro especializado, a operação digital toma uma proporção muito mais estratégica e otimizada, gerando também uma redução de custos. Então, para uma gestão eficiente, quero destacar as frentes de atuação abaixo.
Tecnologia, inteligência de dados e IA
O uso de tecnologia, dados e inteligência artificial (IA) não pode ser subestimado quando o foco é garantir a satisfação do cliente. No ambiente competitivo do e-commerce, a automação de processos e a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real são fatores decisivos para a experiência do cliente. Algoritmos de IA, por exemplo, podem ajudar a prever comportamentos, ajustar preços dinamicamente, sugerir recomendações de abastecimento e, até mesmo, identificar tendências e estratégias mais assertivas para datas sazonais.
Meios de pagamento e segurança digital
A otimização da experiência de pagamento envolve diversos fatores, como a inclusão de múltiplos métodos de pagamento e a simplificação do checkout. Além disso, a segurança das transações é essencial para construir a confiança do consumidor. Investir em tecnologias antifraude e em certificados de segurança pode garantir que o cliente se sinta protegido durante todo o processo.
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Marketing digital e performance
O marketing digital, integrado com outros serviços do Full Commerce, também desempenha um papel crucial na conversão, atração e retenção de clientes. Campanhas de marketing que utilizam dados de consumo são muito mais eficientes, permitindo que as marcas conheçam melhor o perfil de seu público e que, ainda, otimizem investimentos para uma comunicação assertiva e personalizada. Tudo isso aumenta as chances de conversão, assim como melhora a experiência do cliente.
Mas é no marketing pós-compra que está a chave para a fidelização. Aqui é essencial escutar o cliente, enviar pesquisas de satisfação e utilizar o feedback para resgatar insights valiosos e aprimorar processos da jornada de compra.
Logística e atendimento ao cliente
De nada adianta uma navegação impecável, um processo de pagamento simplificado e um marketing muito bem feito se a logística falhar. A logística é a espinha dorsal de qualquer operação de e-commerce. Veja, de acordo com o Panorama do consumo – Black Friday 2024 (Globo), frete grátis (57%) e entrega rápida (32%) são dois dos fatores que motivam a compra online.
Então, o impacto da logística na satisfação do cliente é inegável, e é aqui que as empresas precisam ser ainda mais ágeis. Investir em um parceiro Full Commerce, que possui uma infraestrutura robusta, torna-se indispensável. CD’s próximos dos pólos consumidores e em Estados com benefícios fiscais, tecnologias de gestão de fretes, atendimento de SAC integrado à operação, entre outras vantagens competitivas podem ser conquistadas com essa parceria.
Full Commerce: Integrando soluções e experiências
O Full Commerce não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para marcas que desejam se destacar em um mercado altamente competitivo. A integração de marketing, pagamento, logística, tecnologia e inteligência de dados em uma única gestão simplifica a operação e ainda eleva a qualidade da experiência oferecida.
Ao apostar nessa estratégia, as empresas ganham um diferencial que vai além da simples venda: elas constroem relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes. Para sobreviver e prosperar no e-commerce, investir em um modelo de gestão Full Commerce é mais do que recomendável, é essencial. Por isso, entre em contato com o time da Infracommerce e saiba como o maior Full Commerce da América Latina pode impulsionar o seu negócio em 2025!