Como planejar seu investimento em Marketing de Performance para 2016

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Chegamos ao final do ano e, é hora de olhar para trás, medir o que foi feito, avaliar os resultados e planejar o próximo ano. Hoje a importância de saber distribuir o investimento do cliente nas frentes de melhor atuação é fundamental para garantir a boa saúde da estratégia de performance ainda mais levando em consideração que 2016 será um ano economicamente difícil. Neste texto vamos abordar alguns pontos que com certeza irão fazer diferença na hora de você elaborar seu plano.

DEFINA SUAS METAS

“Se você quer chegar em algum lugar, primeiro precisa saber para aonde está indo”. Ter em mente qual ou quais serão seus objetivos para o próximo ano será fator essencial para o desenvolvimento do seu plano de investimento em performance para 2016, ter metas claras e coesas serão de fato o primeiro ponto a ser abordado para começar a planejar. Geralmente os e-commercers almejam aumentar em alguma porcentagem sua receita, ou até mesmo poderão definir um valor de investimento para mídia performance para o ano, o importante é ter essa meta clara e alinhada.

SAIBA O QUE ACONTECEU

Olhar para o passado, entender como foi o ano anterior, irá te dar uma perspectiva de como poderá ser o ano seguinte. Hoje a quantidade de dados que temos através das ferramentas de web analytics nos ajudaram a rever o que aconteceu e entender um pouco mais sobre o ano da sua loja. Com isso, você poderá saber quais foram os picos de vendas, os meses mais quentes de receita para sua loja, saber as variações de taxa de conversão, ticket médio entre os meses, tudo isso, dará a você um know how maior de como fazer essa divisão de investimento mais coesa entre os meses do ano.

TENHA UM CALENDÁRIO

É de extrema importância ter um calendário para sua marca, este calendário irá te ajudar a entender em quais meses do ano você poderá ter uma demanda maior de investimento, datas chaves do varejo online como; Dia do Consumidor, Black Friday, Natal já são comuns. Interessante também, abordar datas oportunas para sua marca explorar como shows e eventos que possam ter alguma relação com o target do seu produto, mas não podemos esquecer das datas chaves para sua loja; por exemplo quando ela troca de coleção ou linha de produto, meses de promoções ou queima de estoque. Levante isso!

FOQUE NO QUE REALMENTE INTERESSA

Alguns canais terão uma participação maior na sua estratégia de performance, esses canais serão os seus carros-chefe e são os que iram deter maior share de investimento e receita. No cenário atual dos e-commercers brasileiros, grande parte da verba é alocada para estratégias de search, retargeting, social ads e parcerias com Redes de Afiliados. Logo, fazer o levantamento do que realmente pode funcionar para sua loja é importante para impedir você de alocar investimento em canais que não são muito a cara da sua estratégia. Focar em Parceiros que têm seu modelo de negócio baseado em CPC e CPA são as melhores opções quando o tema é Marketing de performance.

EXECUTE E MENSURE

De nada valerá caso você não execute suas estratégias. A implementação do plano requer tempo e atenção, alguns parceiros têm uma parte técnica mais complexa como instalações de tags e outros envolve questões de contrato e negociações. Outro detalhe é entender que os fatores podem mudar com o passar do tempo, mensurar o que foi planejado e implantado é de extrema importância para entender se está tudo na direção certa ou se precisa de algum ajuste.