Inovação dos processos de logística para um diferencial competitivo.

O custo da logística tem um enorme peso na cesta que compõem todos os custos de entrega de um Ecommerce.

Os processos que constroem o custo da logística de um Ecommerce que opera do modo tradicional, são:

1) Abastecimento de estoque do Ecommerce – Normalmente fica sob responsabilidade do fornecedor, mas é um custo da cadeia;

2) “Fullfilment” – Este é o processo que engloba o recebimento dos produtos, armazenagem, separação e expedição dos produtos vendidos. É a etapa da cadeia em que a tecnologia pode ser a maior aliada na redução de custos;

3) Distribuição – Processo de entrega dos produtos ao consumidor. Este fica sob responsabilidade de um transportador, porém a gestão da entrega dos pedidos se mantém a cargo da logística do Ecommerce. Neste caso existem também algumas oportunidades tecnológicas, principalmente relacionadas à integração de sistemas com o transportador, que podem ajudar a reduzir custos diretos de logística ou custos em outras áreas, como atendimento.

Vou escrever um pouco mais sobre uma solução tecnológica que se aplica no “Fullfilment” e tem grande potencial para redução de custo pelo de aumento de produtividade.

“Picking by Voice”

cdNo método tradicional com lista de separação ou até mesmo com coletor wifi, o operador bipa a etiqueta do pedido que está sendo separado e na sequência sai para coletar os produtos listados em suas respectivas posições de armazenagem. Ele precisa ler na folha ou no coletor o local de armazenagem e depois ler as informações dos produtos (descrição do produto, cor, EAN, etc). Após isso, ele pega peça indicada, bipa o código de barras e o sistema valida a coleta dando uma baixa no WMS (“Warehouse Management System”).

No processo de separação utilizando a tecnologia de “picking by voice”, o sistema faz a leitura das informações e “sopra” no ouvido do operador as informações necessárias para que ele chegue na posição e colete o produto correto. O operador interage por voz com o sistema pedindo detalhes ou solicitando que o sistema repita alguma informação.

A soma de todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução custo operacional.

Com esse sistema o operador economiza o tempo de leitura das informações e não precisa desviar o olhar. Consegue fazer o deslocamento para o local de coleta enquanto ele ouve o sistema informando o endereço de coleta. Além disso, o operador fica com as mãos desocupadas para vasculhar a posição e pegar o produto.

Aparentemente estamos falando do ganho de alguns segundos por operação, porém quando somamos todas as operações, item por item que é coletado e armazenado, a soma de todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução custo operacional.

Update

Nesta quarta-feira (29), o E-Commerce Brasil divulgou os vencedores do Prêmio E-Commerce Brasil. Nosso gerente de logística Luiz Vergueiro foi premiado como melhor profissional em inovação nos processos logísticos.

SocialPremioGanho2-3