#goinfra

#GoInfra é o blog da Infracommerce.
Conteúdos e novidades sobre o mercado de e-commerce, nossa empresa e muito mais!

Inovação Logística: conheça o Picking By Voice

Seja o  abastecimento de estoque, que normalmente fica sob responsabilidade do fornecedor, mas ainda assim é um custo da cadeia, o fullfilment, processo que engloba o recebimento dos produtos, armazenagem, separação e expedição dos produtos vendidos ou a distribuição, processo de entrega dos produtos ao consumidor, os  processos logísticos causam um enorme impacto nos custos de um e-commerce. 

Por isso, buscar soluções que facilitem e reduzam esses gastos em quaisquer que sejam as etapas desse processo, é essencial.

Entre essas soluções, está o Picking by Voice.

cdNo método tradicional com lista de separação ou até mesmo com coletor wifi, o operador bipa a etiqueta do pedido que está sendo separado e na sequência sai para coletar os produtos listados em suas respectivas posições de armazenagem. Ele precisa ler na folha ou no coletor o local de armazenagem e depois ler as informações dos produtos (descrição do produto, cor, EAN, etc). Após isso, ele pega peça indicada, bipa o código de barras e o sistema valida a coleta dando uma baixa no WMS (“Warehouse Management System”).

No processo de separação utilizando a tecnologia de “picking by voice”, o sistema faz a leitura das informações e “sopra” no ouvido do operador as informações necessárias para que ele chegue na posição e colete o produto correto. O operador interage por voz com o sistema pedindo detalhes ou solicitando que o sistema repita alguma informação.

A soma de todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução custo operacional.

Com esse sistema o operador economiza o tempo de leitura das informações e não precisa desviar o olhar. Consegue fazer o deslocamento para o local de coleta enquanto ele ouve o sistema informando o endereço de coleta. Além disso, o operador fica com as mãos desocupadas para vasculhar a posição e pegar o produto.

Aparentemente estamos falando do ganho de alguns segundos por operação, porém quando somamos todas as operações, item por item que é coletado e armazenado, a soma de todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução custo operacional.