Perfil do Consumidor 360°

Com a evolução da tecnologia, o consumidor tem utilizado cada vez mais o “omni-channel”. Ele faz compras através de diversos canais, como lojas físicas, online, catálogos, dispositivos mobile, redes sociais entre outros. O grande desafio atualmente é entender o comportamento deste consumidor em todos estes canais para desenhar seu perfil e direcionar a evolução da experiência de compra e o aumento de vendas.

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Em conjunto com o surgimento destes novos canais de vendas, surgiram ferramentas para acompanhar e mensurar o comportamento de consumo, desde a entrada do consumidor (na loja/ no aplicativo/ no e-commerce), os locais que visitou, as páginas, o tempo de permanência, até a finalização da compra. Estes dados permitem que as empresas antecipem a demanda do consumidor aperfeiçoando tanto o desenvolvimento e a produção dos produtos/estoque, quanto a otimização das ações de marketing. 

Hoje temos acesso a todo tipo de informação. Conseguimos mensurar quais ações nos trazem resultados e quais não, quais são os produtos mais vendidos, quais são as cores, preço, categorias mais buscadas, qual o perfil do meu consumidor, por onde ele navega, qual o tempo de permanência, quais são seus interesses, etc. Com isso podemos segmentar e direcionar a campanha para um grupo específico de pessoas e, a partir daí, as empresas que souberem mapear este consumidor e utilizar a comunicação correta terão um maior resultado em vendas e uma menor quebra de estoque. 

Este ano o Facebook fez uma parceria com três empresas de pesquisa (Epsilon, Acxiom e Datalogic) para integrar o comportamento do consumidor offline com o online. Os usuários que fizessem uma compra no mundo offline encontraram em seu feed de noticias anúncios sobre o produto que acabou de comprar. Estes dados em tempo real nos permitem ajustar as promoções e preços de acordo com o perfil do cliente e dos concorrentes, além de oferecer benefícios para o consumidor afim de conquistar a compra.

Cada vez mais, o conteúdo será direcionado a partir da demanda e interesse do consumidor, as empresas que conseguirem realizar isto com mais precisão são as que terão os melhores resultados. Afinal o consumidor é bombardeado de informação 24h por dia, se a marca não impactar ele com algo relevante ele cairá no limbo com todos os outros anúncios.