O que é usabilidade em seu e-commerce?

A usabilidade é um campo de estudo que busca avaliar e melhorar o sucesso da interação entre usuários e ferramentas.  Em seu e-commerce é basicamente como os usuários interagem com a interface da loja, ou seja, como ele interage com a sua empresa através das páginas de seu site. Assim, busca compreender como o usuário compra os produtos, conversa com os atendentes, informa o endereço para a logística e/ou visualiza os conteúdos que estão publicados.

Usabilidade de um E-commerce

O site é apenas um objeto que está disponível para o cliente e ele terá que usá-lo sozinho, sem treinamento. No momento da interação não existe a sua intromissão ou de sua equipe para ajudá-lo. O site tem que, sozinho, se explicar e levar o usuário aos lugares que ele deseja ir.

A avaliação da interação é feita através de análises de usabilidade, são testes e métodos de observação realizados para descobrir como seus usuários realmente usam seu site. Algumas melhorias podem ser descobertas por uma simples observação do layout ou por comparação das ferramentas com lojas de maior sucesso ou tradição. Mas apenas uma análise séria e fundamentada de usabilidade é que trará informações relevantes para o seu e-commerce. 

Assim, essa análise deve descobrir se o seu usuário atinge os objetivos de interação, se demora mais do que o necessário, se faz caminhos mais longos, se desiste no processo, se interpreta ferramentas corretamente, etc, e após essas descobertas você deve propor soluções e melhorias.

Na maioria dos casos, uma avaliação de usabilidade encontrará dezenas de falhas com facilidade. Isso acontece porque o usuário não vê o seu site como você vê, ele não avalia as páginas antes de iniciar a navegação, ele não lê os avisos ou textos do botões, não segue a linha lógica que você imaginou, ele apenas clica compulsivamente e espera que o site responda corretamente, e ele vai culpar a loja caso isso não ocorra.

Esse tipo de análise pode ajudá-lo a escolher a melhor posição para inserir os filtros de uma busca, ou se é melhor usar um sistema dropdown ou um menu aberto, qual o tamanho ideal dos banners, das fotos, dos botões, do texto ou onde posicionar o carrinho.

Avaliar a usabilidade de um site é, inicialmente, simples e barato. Quando os métodos simples e baratos já não encontrarem defeitos é porque você já tem um grande site e talvez esteja no momento de contratar uma consultoria especializada em User Experience para ajudá-lo.