Dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce

A escolha de uma plataforma é crítica para o sucesso do seu e-commerce.  A plataforma ideal é aquela que se ajusta ao seu plano de negócios e permite você crescer nos próximos anos, sem que ela chegue ao seu limite e impeça o crescimento do seu negócio.  A plataforma tem que propiciar uma boa experiência de uso para o cliente, facilitar a conversão, coletar métricas e permitir o negócio crescer, além de acomodar modelos de negócio e tendências de usabilidade que estão sempre em crescente mudança.

Como escolher a plataforma ideal

Os dispositivos móveis estão tomando conta da Internet.  Cada vez mais pessoas navegam pelo celular e pelo tablet e hoje a contribuição dos dispositivos móveis no e-commerce alcança comumente 40% da visitação do seu site, com as conversões e vendas acompanhando esse número.  Uma boa plataforma tem que permitir o uso de layouts responsivos, e, melhor ainda, layouts otimizados e especializados em smartphone para propiciar a navegação e a experiência de compra adequadas a este consumidor.

A implementação de uma loja passa por diversas etapas, desde a abertura de filial, elaboração do design, implementação da loja, afiliações de anti-fraude, meios de pagamento, configuração de sistema de ERP e logística, atendimento ao cliente, análise de visitação e resultados, investimento em mídia e geração de ROI.  

É um processo que vai ser executado uma ou algumas vezes em sua vida, mas que para empresas especializadas faz parte de um processo comum e de uma metodologia que acumula as melhores práticas, aprendizados e novidades no mundo do e-commerce.  Um parceiro especializado de implantação e operação de e-commerces encurta drasticamente este processo. Oferecendo uma colheita de resultados logo no início da operação, alavancando o negócio para o lojista que tem um bom produto e quer acelerar sua venda no mundo digital.