Dez dicas para sua marca se dar bem nas redes sociais

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Estar nas redes sociais já não é uma opção. Através delas você dialoga com seus clientes, identifica futuros clientes, analisa a concorrência e encontra inspirações para o seu negócio.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para garantir seu sucesso nas redes sociais.

Esteja onde seu público está
Saiba quem são as ‘personas’ do seu negócio e esteja presente nos canais que elas usam.

Gere conteúdos de qualidade
Internautas são constantemente bombardeados por informações de todos os lados. Para se destacar, seu conteúdo tem que ter qualidade. Poste informações sobre o seu mercado, alternando curiosidades, datas comemorativas e claro, produtos para venda. A intenção é atrair pessoas pela rede social e direcioná-las para o seu site.

1 – Estabeleça um calendário de postagens
Não canse seu público com postagens comerciais o tempo todo. Faça o seu seguidor curtir, compartilhar e comentar seus posts. Engajamento é retorno de um trabalho assertivo nos canais sociais. Para não se perder, crie um calendário prévio de postagens.

2 – Mantenha o ritmo
Use o seu calendário para equilibrar o ritmo. Velocidade acelerada pode cansar e postagens antigas perdem força e relevância na sua página de notícia.

3 – Escolha a linguagem adequada
Cada rede social tem uma linguagem e um público-alvo. O conteúdo que atrai no Linkedin tem perfil voltado para informação, mercado e profissões e a linguagem é mais formal. Este conteúdo não atrai o público do Instagram, interessado em fotos e lifestyle. Quem navega pelo Twitter busca informação rápida sobre assuntos que, em uma hora serão obsoletos. Facebook é um canal de relacionamento. Se for usá-lo para venda, pense sempre na regra 80/20, ou seja, a cada 8 posts de engajamento, dois devem falar sobre seu produto. Vídeos são o “hit” da estação, abuse deles em todos os canais e, principalmente no Youtube e Snapchat.

4 – Diversifique o conteúdo
Cuidado ao replicar o mesmo conteúdo em todos os canais. Para sua marca se comunicar de forma eficiente é importante usar conteúdos diferenciados. Se o seu cliente está em mais de um canal sua chance de fisgá-lo aumenta quando impactado por dois conteúdos diferentes. Em último caso, poste o mesmo tema repaginando a imagem e o texto de acordo com a linguagem da rede social.

5 – Aposte na qualidade
Jamais compre fãs. No pacote “saia na frente e compre fãs” não estão inclusos curtidas, comentários e compartilhamentos, porquê na verdade eles não existem. Quanto maior for o número de fãs e menor o envolvimento, o EdgeRank – algoritmo do Facebook – afetará negativamente o feed da sua página. Cultive seguidores que se interessam por seu conteúdo e os resultados aparecerão.

6 -Use as ferramentas a seu favor
O Audience Insights do Facebook, permite uma pré-avaliação de interesses do seu público-alvo. Anúncios são configurados para atingir pessoas que curtem assuntos relacionados ao seu produto através do Facebook Ads. O Page Insights, aponta informações sobre curtidas, comentários e compartilhamentos. Funis de vendas no Google Analytics e parametrizações geram dados sobre quantas pessoas entraram no seu site por cada canal e compraram. Utilize as informações para um diálogo assertivo.

7 – Aproveite o feedback
Críticas e reclamações podem conter informações preciosas para melhorar seu produto ou serviço. Não use respostas automáticas. Quem reclama dedica tempo para narrar um problema e aguarda, no mínimo uma resposta satisfatória. Se não puder se encarregar dessa tarefa delegue a alguém com competência. O Facebook avalia e qualifica positivamente Fan Pages que respondem com agilidade.

8 -“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
Uma vez iniciado não abandone seu canal. Não manter um trabalho constante pode prejudicar a imagem da sua marca.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada é mais influente do que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional.” Mark Zuckerberg”