A dupla dinâmica: E-mail Marketing e as Redes Sociais

O marketing digital é composto por uma variedade de plataformas de acesso e de ferramentas de comunicação para construir e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Campanha de e-mail Marketing

Um dos principais canais do varejo online é o uso de e-mail marketing como uma ferramenta de marketing direto, visando trazer inúmeros benefícios, como a interatividade (o cliente pode interagir com a marca no momento que visualiza o conteúdo do e-mail), segmentação (é possível direcionar as mensagens por sexo, idade, preferências, entre outros, para atingir um nicho específico com uma comunicação diferente), mensuração (o retorno de cada e-mail disparado é disponível e facilmente visualizado pelo Google Analytics), personalização (a mensagem a ser transmitida pode ser personalizada, por exemplo, com o nome do consumidor), além de ser um meio econômico por apresentar custos baixos e retornos relativamente altos (obtenção e retenção de clientes).

Enquanto que a mídia social possibilita a abertura de um espaço de interação entre usuários. Já para a empresa serve como um canal de comunicação direto com os clientes, principalmente por meio das redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Google+ e outros.

Embora a mídia social ganhe maior atenção por ser novidade, é importante que caminhe junto com o e-mail marketing para que um complemente o outro. Segundo a Primeira Pesquisa Nacional de Varejo Online realizada em 2014 pelo Sebrae e o E-commerce Brasil, as redes sociais e o e-mail marketing representam o segundo e terceiro lugar nos principais canais de conversão de vendas, respectivamente, abaixo da busca orgânica.

Para essa integração existem alguns exemplos, como utilizar um formulário com o campo de opt-in no Facebook para aumentar a base de e-mails cadastrados, inserir os ícones das redes sociais no Header ou Footer do e-mail marketing para conseguir mais seguidores, criar um e-mail com os mais curtidos do Instagram, entre outros.

Desse modo, é possível fortalecer a comunicação com o público-alvo, uma vez que o conteúdo será divulgado em mais de um canal e estará integrado com a mesma linguagem, consolidando assim, o relacionamento com o consumidor.